Já postamos diversas vezes aqui no site, sobre as condições precárias da passarela em frente à FURB, que está toda oxidada. Parece que as coisas podem melhorar, porque a Universidade Regional de Blumenau (FURB) pretende assumir a manutenção dela. Localizada na Rua Antônio da Veiga, ela liga os blocos M ao Bloco A, no Campus 1.
O reitor João Natel esteve nesta terça-feira (9) em reunião com o prefeito Napoleão Bernardes na FURB, no gabinete da reitoria, onde fez a proposta para a prefeitura. O termo de cooperação com validade de 10 anos, tem como objetivo a cooperação na execução de serviços de manutenção, inclusive pintura e reparos estruturais. O prefeito é claro, adorou a ideia e disse que a parceria é salutar. Uma coisa a menos para a prefeitura cuidar. O reitor lembrou que a passarela serve quase que exclusivamente à Universidade.
No encontro também estavam o pró-reitor de Administração, Udo Schroeder e os procuradores tanto da FURB quanto da prefeitura. Por isso outro tema abordado foi a apresentação das propostas do Macrozoneamento do Plano Diretor do Espaço Físico. Elas tinham sido discutidas com a comunidade acadêmica na semana passada e ontem foram apresentadas sugestões para áreas de interesse da Universidade para ampliar o seu espaço físico.
A passarela foi construída em 2009, e foi uma das contrapartidas pelo impacto de instalação da rede de Supermercados Giassi, no bairro Victor Konder. A construção do espaço teve como finalidade possibilitar a travessia segura dos estudantes da FURB ao Supermercado. Mas sempre criou polêmica quanto a sua utilidade, porque boa parte das pessoas acaba não utilizando.
Vamos aproveitar o post e relembrar as péssimas condições que ela se encontra atualmente, pelas fotos de Zoltan Bergmann: