Uma comitiva catarinense vai visitar o Japão e Singapura entre os dias 10 e 25 de novembro. O objetivo é contribuir com a difusão e o desenvolvimento do ecossistema de CTI de Santa Catarina. A partir desse conhecimento serão geradas ações de ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação capazes de enfrentar os novos desafios regionais, nacionais e globais na formação de talentos, na geração de conhecimento e na solução de demandas da sociedade.
A reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Marcia Sardá Espindola, fará parte do grupo que faz parte do Programa Catarinense de Internacionalização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). A iniciativa e os recursos para a viagem vêm da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
A entidade do governo estadual lançou uma chamada pública (nº 34/2022), convidando instituições de ensino superior públicas e privadas sem fins lucrativos do Estado e a ACAFE, por meio de seus representantes legais, ao credenciamento.
A proposta apresentada pela FURB foi contemplada após atender todos os critérios de credenciamento, como ter projetos ativos junto a FAPESC e ações de internacionalização nos últimos sete anos para o desenvolvimento de interação com universidades, organizações, institutos de tecnologia e demais instituições de ensino e pesquisa em outros países.
A missão tem cooperação com a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais do Estado de Santa Catarina (SAI) e a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). O objetivo é gerar novos modelos de gestão, ensino, pesquisa, inovação, cooperação e interação, permitindo sua aplicação nas práticas das instituições de ensino superior de Santa Catarina.
A participação da reitora na missão ao Japão e Singapura foi analisada e aprovada pelo Conselho Universitário, segundo a Resolução nº 022/2016, de 10 de junho de 2016, que “regulamenta as licenças para participação em eventos e atividades correlatas, dentro e fora do país, para os servidores da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB e dispõe sobre afastamento do reitor e vice-reitor para o exterior”.
“Este tipo de missão é muito interessante e capaz de trazer ótimos resultados, especialmente em visita a países tão desenvolvidos tecnologicamente” apontou o professor Mohamed Amal, conselheiro do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da FURB durante a reunião do Consuni que analisou o pedido de afastamento da reitora, realizada em outubro.
“As expectativas são as melhores possíveis, tanto pelo roteiro de visitas organizado pela missão, quanto pelo convívio com a comitiva que representa o ecossistema de inovação de Santa Catarina”, disse a reitora Marcia que, na volta, deverá apresentar à comunidade acadêmica um relatório sobre a viagem.
Fonte: FURB