FURB amplia atendimento gratuito a fibromiálgicos com práticas integrativas

O trabalho é feito por bolsistas do curso de Fisioterapia, muitos dos quais participam como contrapartida ao programa Universidade Gratuita, do Governo de Santa Catarina.

Foto: Gustavo Feo

Pacientes com fibromialgia passaram a contar com atendimentos gratuitos na Universidade Regional de Blumenau (FURB), graças à ampliação do Programa Saúde e Bem-Estar. As atividades incluem hidroterapia, pilates, ioga, massagens e práticas integrativas que promovem movimento, relaxamento e equilíbrio energético. O público atendido, vinculado à Associação de Fibromiálgicos de Indaial e Região (Arefi), se beneficia de terapias que ajudam a aliviar os sintomas da condição, como dores crônicas, fadiga e rigidez matinal.

A hidroterapia, que se encerrou no dia 12 de novembro (2024), foi realizada no Complexo de Natação da FURB, enquanto outras atividades, como pilates e massagens, continuam no SPA da universidade, localizado no Bloco L, próximo ao Diretório Central dos Estudantes (DCE). As ações são conduzidas por bolsistas do curso de Fisioterapia, muitos dos quais participam como contrapartida ao programa Universidade Gratuita, do Governo de Santa Catarina.

O programa também oferece suporte psicológico e terapias complementares, como aromaterapia, acupuntura e terapia assistida por animais, que integram uma abordagem interdisciplinar. A coordenação do projeto, liderada pela professora Mônica Ceccato, explica que o foco está na promoção da saúde e não na reabilitação, sendo um diferencial para os pacientes. Além disso, o professor Alessandro Guedes tem contribuído com práticas integrativas que ajudam no equilíbrio energético dos participantes.

As atividades do Programa Saúde e Bem-Estar contemplam não apenas os fibromiálgicos, mas também outros grupos da comunidade, com ações realizadas em Unidades Básicas de Saúde e na própria universidade. O projeto abrange desde a atenção básica até terapias especializadas, sempre buscando oferecer suporte e bem-estar para os participantes.