Material doado pela Fundação Dorina Nowill é destinado a pessoas com baixa visão.
O Centro Braille da Fundação Cultural de Blumenau mantêm convênio com a Fundação Dorina Nowill para Cegos desde 1988. Na manhã desta quarta-feira (15), foram doados 11 livros, onde cinco títulos tem edição com fonte ampliada, destinados às pessoas com baixa visão.
Pioneira no país há 68 anos, a Fundação Dorina Nowill atende pedidos de organizações que têm o interesse em disponibilizar este formato de leitura acessível e esse segmento de pessoas, beneficiando mais de 2,5 mil organizações. Entre outras atividades, produz em larga escala livros em braille, oferece serviços e reabilitação e capacita pessoas com deficiência visual para acesso ao mercado de trabalho.
Dorina de Gouvêa Nowill faleceu em 29 de agosto de 2010, aos 91 anos. Deixou à pessoa com deficiência visual a oportunidade de viver com dignidade e às pessoas que enxergam uma lição de vida. “Considerada pela Revista Época, em 2009, uma das 100 pessoas mais influentes no Brasil, a professora Dorina Nowill, hoje, no seu dia (15 de outubro, Dia dos Professores), presenteia os blumenauenses – por meio de sua fundação – com cinco obras que totalizam 11 livros com fonte ampliada para leitores de baixa visão”, comenta o presidente da Fundação Cultural, Sylvio Zimmermann Neto. “Admiro os 68 anos de atuação da Fundação Dorina Nowill para Cegos, que desenvolve um trabalho sério e digno da notoriedade de todos nós”.
Os livros que foram doados são:
O Pequeno Príncipe – volumes 1 e 2
O Grande Desafio – volumes 1, 2 e 3
Caçadas de Pedrinho – 1 e 2
Vidas Secas – volumes 1 e 2
O Velho e o Mar – volumes 1 e 2
Centro Braille da Fundação Cultural
Rua XV de Novembro, 161, Centro | Fones: 3381-6191 e 9161-5813
E-mail: centrobraille@fcblu.com.br
Dados: Sérgio Antonello