A próxima semana promete mudança brusca no tempo em Santa Catarina, com a chegada da primeira massa de ar frio de origem polar deste outono. A previsão é da Epagri/Ciram, órgão oficial de monitoramento climático no estado. A partir de terça-feira (27/05/25), uma nova frente fria avança pelo território catarinense, provocando temporais isolados, com possibilidade de chuva intensa, ventania e granizo.
Com a passagem da frente fria, o ar polar avança com força sobre o estado, derrubando as temperaturas de forma acentuada. Entre a noite de quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29), há possibilidade de neve nas áreas mais altas do Planalto Sul, como prevêem as meteorologistas Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram. A confirmação do fenômeno depende da evolução das condições atmosféricas nos próximos dias.
Para o final de maio e início de junho, a previsão indica tempo seco e firme em Santa Catarina, com amanheceres gelados. Em regiões acima dos 700 a 800 metros de altitude, os termômetros podem registrar temperaturas abaixo de 0°C, o que favorece a formação de geada.
As áreas com maior risco de geada abrangem o Meio-Oeste, o Planalto Sul e o Planalto Norte. A Epagri/Ciram recomenda atenção às atualizações do tempo, especialmente para moradores, produtores rurais e setores que dependem das condições climáticas.