Entre às 9h e 11h deste sábado (11/06/22), sete pessoas participaram de uma ação para coleta de resíduos de lixo no entorno do Parque Ramiro Ruediger. Os voluntários do Grupo Pegada Verde recolheram cerca de 500 litros de resíduos sólidos na margem do ribeirão Velha.
Foram encontrados desde garrafas plásticas e de vidro, roupas, latas de bebidas alcoólicas, sapatos, entre outros. O que mais surpreendeu os voluntários foi um grande televisor e várias sacolas plásticas de lixo descartadas de forma incorreta.
No período da tarde, todos os objetos foram reunidos para serem mostrados aos frequentadores do parque. De um lado, foi colocado o lixo recolhido no período da manhã, e no outro, objetos de ação semelhante realizada no Litoral. A intenção era comparar ambos.
“Percebemos que as crianças eram as mais interessadas. Os pais não tinham interesse em olhar e acompanhar seus filhos para explicar o que era essa exposição”, disse Karoline Heil Soares, uma das coordenadoras do Grupo Pegada Verde.
No local havia também várias sacolas fechadas: “Isso significa que ao invés das pessoas destinarem os resíduos para a coleta do município, simplesmente jogam atrás de casa ou em qualquer lugar como nos ribeirões”, finaliza Karoline.
Apesar de 56 pessoas participarem do grupo Pegada Verde no WhatsApp, no sábado de sol e tempo firme participaram apenas três organizadores e quatro voluntários. A ação faz parte da Semana do Meio Ambiente organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), em referência ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.