A revitalização do Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes foi apresentada nesta quinta-feira (4/04/24). O arquiteto Thiago Mondini buscou trazer com seu projeto uma estética elegante e contemporânea, mantendo ao mesmo tempo o charme e a grandiosidade da arquitetura original.
A paleta de cores e as soluções foram inspiradas no estilo Art Déco, com a intenção de transmitir aquela sensação de continuidade com os outros espaços do Carlos Gomes. É o caso do Grande Auditório, que também foi revitalizado recentemente.
“A escolha meticulosa das linhas e elementos do projeto visa destacar a nobreza e a importância deste espaço como o principal local para a produção de eventos sociais e corporativos”, disse Mondini.
A reforma incluiu a instalação de cortinas de veludo escuro, proporcionando não apenas um toque de elegância, mas também oferecendo proteção contra a luz solar e mantendo uma atmosfera acolhedora para eventos diurnos.
O presidente do Teatro Carlos Gomes, Ricardo Stodieck, expressou sua satisfação com a conclusão de mais um passo significativo no projeto de reparo e manutenção do prédio, que também é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual de Santa Catarina.
“A entrega do Salão de Festas representa um marco significativo em nosso compromisso de oferecer excelência e qualidade em todas as nossas instalações. Esses novos espaços nos ajudarão a atrair uma variedade ainda maior de eventos, aumentando nossa competitividade e presença na comunidade”, afirmou Stodieck.
A revitalização do teatro continua com a reforma da praça, prevista para ser entregue ainda em abril. Sob a direção da paisagista Ana Holzer, o local passa por melhorias que incluem uma nova iluminação, sistema de irrigação e a substituição das plantas.
Além disso, há projetos para a renovação das circulações, do Salão Centenário, e a ampliação e adaptação do Pequeno Auditório para melhor atender às necessidades de eventos futuros. Outro projeto que segue em paralelo é através do PIC, que é o Projeto de Incentivo à Cultura do Governo do Estado, que também contemplará parte de infraestrutura com a remodelação das poltronas do grande auditório.
As reformas do Projeto de Reparo e Manutenção são viabilizadas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), através do Ministério da Cultura, com o aporte e colaboração das seguintes empresas: AgroTimbó, Altenburg, Bermo, Blukit, Blumenau Iluminação, Breitkopf, Cartondruck, Dicave, Gráfica 43, Havan, LCR Motos, Malhas Wilson, Senior Sistemas, Tarpan e Weg, e o suporte de indivíduos engajados, incluindo Dietmar Piske e Leonardo Zipf.
Já a pintura contou com a parceria das Tintas Coral e Tintas Benedett. As cortinas pela Spengler Decor e Bella & Co. A EcoFiber auxiliará com o material para a troca de todo o forro do espaço, que acontecerá em outro momento.