A Secretaria Municipal de Educação (Semed) irá promover de 20 a 24 de setembro a Avaliação Municipal Institucional Participativa (Simaip). O objetivo da ação é avaliar a gestão escolar e pedagógica, além do espaço físico e ambiente das 124 instituições de ensino, entre Escolas Básicas Municipais (EBM) e Centros de Educação Infantil (CEI) da Rede Municipal de Ensino de Blumenau.
Toda a comunidade escolar será envolvida: estudantes com mais de 12 anos, professores, demais profissionais, equipe gestora e pais ou responsáveis legais poderão participar.
Com a avaliação promovida a cada dois anos, instituída pela Lei Complementar nº 1204, de 23 de agosto de 2018, será possível fazer um diagnóstico de cada Instituição de Ensino e desenvolver o Plano de Trabalho para os próximos anos. Nesse caso, esta avaliação oportunizará o Plano de Ação para os anos de 2022 e 2023. A secretária de educação, Patrícia Lueders, destaca a importância desta avaliação para a contínua qualificação da gestão escolar e do ensino público municipal.
“A partir dos apontamentos desta avaliação com as fragilidades e potencialidades observadas poderemos criar o planejamento e retomada da ação de cada Instituição de Ensino de Blumenau”, completa.
Os resultados serão computados e tabulados automaticamente por um sistema on-line, por meio da Secretaria de Gestão Governamental, que irá gerar os gráficos por dimensão e questão avaliada.
Como participar?
Neste ano, como novidade, será possível fazer a avaliação pelo celular, sendo que a chave de acesso será o CPF, tanto para quem estiver cadastrado como Responsável Principal no Sistema ENSINABLU, professores, demais profissionais e equipe gestora. Os estudantes poderão fazer por meio do número de matrícula.
Para fazer a avaliação, a comunidade escolar deverá acessar o Link Avaliação Semed clicando aqui. A página estará disponível de 20 a 24 de setembro.
O Simaip é on-ine e pode ser feito na unidade escolar ou em casa com a ajuda de um computador, tablet ou celular, democratizando a forma com que a avaliação é feita. A expectativa da Semed é ampliar os índices de participação e os resultados das unidades na avaliação, que ocorre a cada dois anos.
Fonte: Prefeitura de Blumenau