Por Denisse Lopes [PMB]
A galeria de transposição do Córrego Sete de Maio, integrada à macrodrenagem do Ribeirão Fortaleza, no bairro Itoupava Norte, está pronta. Formada por 158 metros de anéis metálicos, a estrutura já conta com 96% das obras executadas, restando a serem cumpridos apenas serviços de acabamento para sua conclusão total.
Sob investimento municipal de cerca de R$ 1,6 milhão, a execução é considerada estratégica para a prevenção de alagamentos na região da Rua São Bernardo. Implantada a oito metros de profundidade, a galeria direcionou a vazão do córrego, naturalmente orientada ao Rio Itajaí-Açu, para desemboque no Ribeirão Fortaleza.
Ao todo, as operações de macrodrenagem no Ribeirão Fortaleza contemplam soluções para o escoamento das águas em 4,5 km da bacia hidrográfica. Estão sendo investidos cerca de R$ 21 milhões nos trabalhos, que têm conclusão geral estimada para o 1º semestre de 2017.
Os recursos são assegurados por meio de financiamento da Prefeitura com o Governo Federal. Mais de 50 mil pessoas já vêm sendo diretamente impactadas pelas melhorias, nos bairros Itoupava Norte, Nova Esperança, Fortaleza Alta e Fortaleza.