Por Claus Jensen
Blumenau tem muitos talentos e pessoas que transformam a sua paixão em empreendimento. Foi o que aconteceu com Simone Kertischka Zimmermann, de 50 anos, filha de um alfaiate e de uma artesã, que nasceu na cidade e morava no bairro Ribeirão Fresco.
Quando ainda era criança, ela começou a costurar e criar as roupinhas das suas próprias bonecas. A paixão daquela menina de 5 anos que na época mal alcançava o pedal da máquina de costura, foi ressurgindo com muita força na vida adulta.
Há oito anos, já casada e com dois filhos, ela transformou esse dom que herdou no projeto pessoal “Vida de Boneca Ateliê”. Depois que Simone começou a criar as suas peças, ela participa de várias feirinhas na cidade para divulgá-las.
Apesar de ter vários modelos, há uma linha em que trabalha mais. “Gosto de fazer animais, mas acabei me especializando em ursos de diferentes tamanhos. Tenho o chamado ‘urso da memória’, confeccionado a partir de roupinhas utilizadas pelos bebês ou mesmo adultos. São desde tiptops, camisas ou mantas, resgatando dessa forma nossas memórias afetivas. Também faço bonecas, quadros para porta de maternidade e as lembrancinhas”, destaca a empreendedora.
Nos produtos destinados às crianças pequenas, há o cuidado de não colocar botões ou nada que se desprenda para garantir maior segurança. Simone também é mãe e sabe do perigo delas engolirem pequenas peças.
Os produtos têm um toque gostoso, porque qualidade na escolha do material e no acabamento é uma de suas preocupações, além de pesquisar e criar modelos novos. Outro detalhe, é que todas as peças são laváveis, o que ajuda na durabilidade.
“Os ursos são feitos com um veludinho, com toque agradável e macio. É uma linda opção para presentear um bebê, uma futura mamãe, uma criança ou até para si mesma”, comenta Simone. A linha “Mamãe e bebê” e “quarto de bebê”, podem ser observadas nas fotos abaixo. “Elas são apenas uma amostra de tudo que pode ser feito com o meu estilo de artesanato”, finaliza.
Mas tem muito mais bichinhos nessa coleção, como o Capifritz e a CapiFrida. As peças de pano são a sua última criação e se baseiam na relação afetiva da cidade com um certo animal. “A capivara é um símbolo de Blumenau e um bichinho muito simpático. Quando criei a peça, também busquei uma relação com a cultura germânica, por isso ele tem chapéu típico e ela uma tiara”.
A artesã presenteou OBlumenauense com o Capifritz para adotarmos como personagem. O marido, Luiz Carlos Zimmermann, é nosso colaborador há alguns anos e essa matéria já era para ter saído antes. As coberturas nas feirinhas do Centro são feitas por ele, quando acompanha a esposa aos domingos, que logo cedo tem que montar a barraca.
Contatos:
Redes sociais:
Instagram: @vidadebonecaatelie
Facebook: Vida de Boneca Ateliê
E-mail: vidadeboneca@gmail.com
WhatsApp: (47) 9 9992-8796