Uma pesquisa divulgada há pouco tempo pelo renomado Journal of the National Cancer Institute, da Oxford Academic chama atenção. Ficar muito tempo sentado pode ser fator determinante para o surgimento de câncer colorretal.
A pesquisa analisou 90 mil mulheres americanas, os pesquisadores descobriram que 118 pacientes que estão com a doença têm relação ao tempo demasiado que elas ficam sentadas.
Outro dado alarmante da pesquisa revela que ficar mais de uma hora por dia sentado pode aumentar em 12% o risco em comparação aos que ficam menos tempo. Para pessoas que permanecem sentadas mais de duas horas diariamente o risco aumenta quase 70%.
O câncer de colorretal vem crescendo na população mais jovem, segundo a Sociedade Americana de Câncer. O hábito de permanecer mais tempo sentado em frente a computadores e televisores está relacionado ao aumento de casos.
Esse tipo de câncer é o terceiro tipo mais frequente tanto em homens quanto em mulheres. É o tumor mais prevalente do aparelho digestivo. Um em cada 10 tumores diagnosticados é de origem colorretal.
O risco de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de aproximadamente 5%. Cerca de dois terços dos tumores de intestino grosso se instalam no cólon, enquanto um terço tem origem no reto.
Ele acomete de modo relativamente semelhante homens e mulheres, geralmente depois dos 65 anos de idade. Mais de 90% dos casos ocorrem em indivíduos com mais de 50 anos.