Blumenau sediará a primeira edição do Festival de Palhaçaria (FESPA) que acontecerá entre os dias 5 e 9 de junho de 2024. O evento, gratuito e aberto ao público, trará uma programação variada em diversos locais da cidade.
O festival contará com três atrações convidadas, cinco espetáculos selecionados de Santa Catarina, além de duas oficinas formativas de palhaçaria, um cortejo artístico pelas ruas, uma roda de conversa e um Cabaré de palhaçaria. Todos os espetáculos terão tradução em LIBRAS.
As atividades ocorrerão na Secretaria de Cultura, Universidade Regional de Blumenau (FURB), praça do Teatro Carlos Gomes, E.B.M Bilíngue Gustavo Richard, Associação Casa São Simeão, Rua XV de Novembro e GreenPlace Park. Em Gaspar, haverá uma ação extra na Escola Estadual (EEB) Prof. Honório Miranda.
“O festival de palhaçaria vem chegando e é hora de pôr pra fora tudo de mais bonito que temos. Abram bem seus corações, curvem seus sorrisos e escancarem as gargalhadas. É assim que ele vem, trazendo alegria, afetos, e muita, mas muita palhaçaria para a cidade de Blumenau”, convida a artista Ana Acácia. Ela destaca a essência do palhaço como uma figura que busca o riso a partir do ridículo, metamorfoseando-se conforme o tempo e o lugar que ocupa.
Natele Peter ressalta a importância do evento para a comunidade e a classe artística: “A realização do 1° FESPA é de imensurável importância para toda a comunidade, classe artística da cidade e consequentemente da região do vale do Itajaí, expandindo-se no estado. O constante contato com arte pode ser uma das ferramentas voltada para criação de novos hábitos e possíveis outros olhares sob a ótica do teatro/palhaçaria.”
O FESPA – Festival de Palhaçaria é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Acompanhe as novidades pelo Instagram @margaemargarete.
PROGRAMAÇÃO
FESPA – 1º Festival de Palhaçaria, de 5 a 9 de junho, em Blumenau
Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade
Dia 5 de junho (quarta-feira)
9h e às 14h | Oficina “Um Caminho Para Si Mesmo”, com a Cia Circo Íris (Canelinha)
Local: EBM. Bilingue Gustavo Richard – Blumenau/SC
Sinopse: A oficina de jogos circenses e de palhaçaria expõem os participantes à jogos de integração e socialização, equilibrismo, acrobacia, malabarismo e palhaçaria em um espaço acolhedor para que todas as pessoas participantes desfrutarem dos exercícios com disponibilidade criativa e física percorrendo caminhos para conhecerem a si mesmos, seus limites e potências a partir da presença brincante
Classificação indicativa LIVRE.
Dia 6 de junho (quinta-feira)
10h e às 14h | Apresentação Palhaçada à la CARTE, do grupo Traço Cia (Florianópolis)
Local: EEB Prof. Honório Miranda – Gaspar/SC
Sinopse: A CARTE – Comissão Auditorial Responsável pelas Toxinas Emocionais – é convocada para controlar uma estranha epidemia que vem preocupando as autoridades
Agentes, “altamente treinados”, colocam em teste uma inovadora receita palhacística que erradicará as toxinas que sufocam a humanidade. A conturbada relação revelará os ingredientes perfeitos para desintoxicar a vida: alimentar o coração
Duração: 48 minutos
Classificação indicativa LIVRE.
Dia 6 de junho (quinta-feira)
16h | Os Amantes – Tragédia Sonora Quase Romântica, Cia. Divalhaças (Blumenau)
Local: Casa São Simeão – Escola Agrícola – Blumenau/SC
Sinopse: Quando o amor não cabe no peito ele salta garganta afora. Neste espetáculo musiclown os Palhaçes Rouse Lopes e Tutulio irão embalar os corações, acompanhado pelas notas musicais do Pianista Rodrigo Tranquilo, enquanto histórias são contadas e cantadas. Um espetáculo brega, boêmio e sonoramente tragicômico.
Gênero: Comédia Musical
Duração: 80 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos.
19h45 | Nome: Abertura
Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais
20h | Espetáculo O Pano e a Soprano, da Cia Esquina Cômica (Florianópolis)
Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais – Auditório Carlos Jardim
Sinopse: No palco do espetáculo O Pano e a Soprano acontece o encontro entre um faxineiro anônimo, Palhaço Billy, e uma glamourosa cantora rural, Palhaça Papoula. Ela vem pra cantar e contar sua saga para ser uma mulher amada, rindo e chorando das armadilhas pelo caminho. Ele só precisa manter o espaço limpo para o grande evento, mas seu fanatismo pela cantora e sua compulsão por limpeza transformam o show num caos. Lutando para que tudo dê certo, a dupla vai lidando com tudo dando errado! Mas o que é dar certo? E o que é dar errado?
Duração: 80 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos.
Dia 7 de junho (sexta-feira)
19h | Tet a Tét, da Cia de La Curva (Chapecó)
Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais – Sala Elfy Eggert
Sinopse: Parvo e Capitã, duas figuras vindas do futuro, criadores do M.R.A. – Movimento de Resistência Analógico – chegam a este tempo motivadas por uma missão: fortalecer as conexões humanas. O espetáculo-jogo, sob o olhar dos palhaços, questiona sobretudo a qualidade de nossas interações ao vivo.
Duração: 45 minutos
Classificação Indicativa: 10 anos.
20h15 | Quizumba, Loi Lima, do Indômita Cia (São Paulo/SP)
Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais – Auditório Carlos Jardim
Sinopse: Quizumba é um divertido espetáculo de palhaçaria, voltado ao público infantil, que versa sobre a importância da memória e ancestralidade na formação de referencial, pertencimento e autoestima das crianças. Utiliza-se de três linguagens artísticas principais: palhaçaria, manipulação de bonecos e música.
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa LIVRE.
Dia 8 de junho (sábado)
9h e às 16h | Oficina “O Erro Que é Acerto”, com Loi Lima (São Paulo/SP)
Local: Universidade Regional de Blumenau – FURB – Sala 125
Sinopse: O encontro, a ser ministrado para artistas da cena com experiência anterior, tem como objetivo fomentar a instrumentalização des artistas para maior possibilidade de exploração do corpo e tempo cômico. A mentira ” O erro que é acerto” será dividida em dois encontros de 3h de duração cada e abordará princípios básicos da comicidade física, através da troca de saberes sobre quedas, cascatas e alguns elementos da luta livre Circense.
Duração: 5 horas
Classificação: 16 anos com experiência prévia em Teatro.
17h30 | Bailinho As Mareadas, do grupo As Mareadas (Balneário Camboriú)
Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais – Elfy Eggert
Sinopse: É um espetáculo de músicas infantis super interativo e para todas as idades, com conteúdo artístico, mesclando música ao vivo e palhaçaria. O espetáculo traz um repertório tanto de composições autorais e inéditas das Palhaças Sollí e Sorella (Bruna Pierami e Monique Neves), como também as já consagradas e conhecidas músicas do universo infantil de domínio público.
Duração: 55 minutos
Classificação Indicativa LIVRE.
20h | Vô me escondÊ Aqui!, da Cia do Nariz Inquieto (Florianópolis)
Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais – Auditório Carlos Jardim
Sinopse: Chove torrencialmente! Curalina precisa se esconder da chuva. Entra num recinto e dá de cara com o público. Aproveita o momento para compartilhar suas emoções e se satisfazer com o prazer de contar histórias enquanto espera a chuva passar. Quando a chuva passa, se despede e continua sua jornada pela vida.
Duração: 45 minutos
Classificação Indicativa LIVRE.
Dia 9 de junho (domingo)
10h | La Perseguida, Teatro Vagamundo (Balneário Gaivota)
Local: Praça do Teatro Carlos Gomes
Sinopse: La Perseguida, inspirado em grandes números clássicos de palhaços, é diversão garantida para todas as idades! Melancólico, dócil e cruel, Rabito espera pelo grande amor de sua vida em meio a números circenses. O espetáculo é nutrido pelo improviso, criando armadilhas para o público aventurar-se em uma vivência intensa e comovedora ao lado do Palhaço Rabito. Na espera pelo seu grande amor, metáfora para tudo aquilo que desejamos na vida, Rabito explora com entusiasmo cênico cada minuto do encontro com o público, mediante brincadeiras, gags e provocações. A espontaneidade desse encontro entre o público e o palhaço faz da espera um momento de entrega ao acaso, um instante mágico que merece ser vivido por cada um de nós.
Duração: 55 minutos
Classificação Indicativa LIVRE.
11h20 às 12h | Cortejo Artístico “A FesPa tá Solta”
Local: Rua XV de Novembro, Centro
Sinopse:A Fespa tá Solta é um cortejo artístico que encantará a rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau. Palhaças e palhaços de todo canto desfilam com alegria e diversão colorindo a rua da cidade. A concentração dos artistas acontecerá na praça do Teatro Carlos Gomes e seguirá até a Secretaria de Cultura de Blumenau. Podem participar da ação, profissionais e amadores das artes, estudantes, brincantes, agitadores e qualquer pessoa interessada em se divertir.
Duração: 40 minutos
Classificação Indicativa LIVRE.
15h às 16h30 | Roda de Conversa “Papo, Prosa e Palhaçaria”, com Catarina Kinas, Ingrid Afonso Lucas e Drica Santos
Local: GreenPlace Park, bairro Garcia
Sinopse: Este encontro terá como disparadora a frase: Rir é um ato Político!? Nesse bom papo, teremos um café gostoso e as convidadas especiais, as atrizes e palhaças: Rafaela Kinas, Drica Santos e Ingrid Alfonso Lucas. A roda de conversa é destinada a todas as pessoas interessadas nessa temática. Com acessibilidade em Libras.
Duração: 1h e 30 minutos
Classificação indicativa LIVRE.
19h30 | FesPeira Cabaré, com as apresentadoras: Marga e Margarete
Local: GreenPlace Park, bairro Garcia
Sinopse: FesPeira é aonde as FesPas se encontram para festejar. Um misturado de palhaças e palhaços. Um cabaré! Cenas, números, mostras e performances de artistas de todo lugar.
Tudo isso, costurado e apresentado pelas estupendas e ousadas Marga e Margarete.
Duração: 80 min
Classificação indicativa: 14 anos.
Todos os espetáculos abertos ao público contarão com tradução em LIBRAS e todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade.
FICHA TÉCNICA FESPA
Produção geral: Ana Acácia
Produção Executiva: Natele Peter
Produção cultural: Ingrid Alfonso Lucas
Produtor de espetáculo: Sid Ditrix
Produtora de espetáculo: Natalia Curioletti
Intérprete de Libras: Cynthia Philippi
Design Gráfico: Lucas Mendes
Fotografia: Ruth Rodrigues
Social media: Cia Divalhaças
Assessoria de imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte.