O cantor, compositor e músico Gilberto Gil foi a primeira atração nacional confirmada para o 25º Festival de Música de Itajaí. O evento é gratuito e acontece entre os dias 1 e 8 de setembro, com terá mais de 20 shows e apresentações de rua com atrações de abrangência local, estadual e nacional, além de 27 oficinas de formação.
Gil subirá no palco do Centreventos às 20h30 do dia 6 (quinta-feira), levando ao público os seus maiores sucessos. O show acontece no mesmo local onde inicia o 6º Beer Friends Festival (6 a 9/09).
A lenda da MPB estará acompanhada dos filhos Bem Gil (guitarras/direção musical) e Nara Gil (vocal). Além deles, integram a banda Danilo Andrade (teclados), Guilherme Lirio (baixo), Marcelo Costa (bateria/percussão) e Mestrinho (sanfona/vocal).
A carreira de Gilberto Gil começou no acordeon, ainda nos anos 50. Inspirado por Luiz Gonzaga, pelo som do rádio, pelas procissões na porta de casa. Depois, influenciado pela bossa nova, o músico deixa de lado o acordeon e empunha o violão, e em seguida a guitarra elétrica, que abriga as harmonias particulares da sua obra até hoje. Suas canções desde cedo retratavam seu país e sua musicalidade tomou formas rítmicas e melódicas muito pessoais.
Em 1963, ao conhecer o amigo Caetano Veloso, na Universidade da Bahia, Gil inicia uma parceria e um movimento que contempla e internacionaliza a música, o cinema, as artes plásticas, o teatro e toda a arte brasileira. A chamada Tropicália ou Movimento Tropicalista envolveu artistas talentosos e plurais como Gal Costa, Tom Zé, Rogério Duprat, José Capinam, Torquato Neto, Rogério Duarte, Nara Leão, entre outros.
Hoje, Gil tem quase 60 discos e em torno de 4 milhões de cópias vendidas, tendo sido premiado com nove Grammys. Entre LPS, CDs e DVDs, estão Expresso 2222, Refazenda, Viramundo, Refavela, Realce, UmBandaUm, Dia Dorim, Raça Humana, Unplugged MTV, Quanta, Eu Tu Eles, Kaya N`Gandaya, Banda Dois, Fé na Festa, Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo com Orquestra, entre tantos outros.
Sempre disposto a realizar turnês nacionais e internacionais para cada novo projeto, Gil é presença confirmada anualmente nos maiores festivais e teatros da Europa. Também realizou diversas turnês pelas Américas, Ásia, África e Oceania. Ele tem um público cativo em seus shows no exterior desde suas primeiras apresentações internacionais em 1971.
Suas múltiplas atividades vêm sendo reconhecidas por várias nações, que já o nomearam, entre outros, de Artista da Paz pela UNESCO em 1999, Embaixador da FAO. Também recebeu condecorações e prêmios diversos, como Légion d’ Honneur da França e Sweden’s Polar Music Prize. O reconhecimento de sua vida e obra mais recente veio por meio da nomeação de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Berklee e de imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL) para ocupar a cadeira de número 20. Ambos os títulos recebidos em 2021.
Festival de Música de Itajaí
O 25º Festival de Música de Itajaí é uma realização da Fundação Cultural do município, em parceria com o Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Câmara Setorial de Música de Itajaí.
A programação completa do festival será divulgada em breve e as inscrições para as oficinas gratuitas seguem abertas até o dia 30 de agosto (clique aqui) ou enquanto houver vagas.
Fonte: Prefeitura de Itajaí