Fotos e texto: Luciano Bernz
Iniciou na noite desta quarta-feira (28) no Setor 2 do Parque Vila Germânica, o Festival de Botecos 2014. Com um novo layout onde cada expositor criou o seu próprio boteco, o festival investe principalmente na gastronomia.
Entrevistamos Develon da Rocha, um dos organizadores do evento, da Sol Feiras e Eventos.
No ano passado, uma pesquisa feita com nossos expositores e visitantes, fez com que esse ano cada expositor montasse o seu próprio boteco. Já dá para ver que está muito bonito, com a cara de um grande boteco no Parque Vila Germânica. Isto é muito importante para irmos sempre aperfeiçoando, trazendo novidades para nossos expositores e visitantes. Hoje temos turistas de Curitiba e outros estados para o evento deste ano.
Segundo uma pesquisa americana feita ano passado, feiras e eventos envolvendo gastronomia é uma tendência mundial. Daqui há alguns anos a gastronomia é que estará prevalecendo. Nós estamos aproveitando um momento muito bom da gastronomia no nosso estado, porque somos muito “ricos” nisso. Só em Blumenau, são realizados 9 eventos gastronômicos por ano. Então temos que aproveitar esse mercado, porque até o turista pode conhecer nossa cidade de uma forma diferente. Fomos muitas vezes fortes em outros segmentos. Agora é a vez da gastronomia, não tenho dúvidas disso.
Além desse layout bonito, temos 3 palcos acústicos, iniciando todos os dias às 19h, com 9 bandas por noite. Quem visitar o festival vai poder curtir de tudo um pouco, desde samba, rock, jazz, blues, MPB, enfim… músicas que você encontra num grande boteco.
Quem visitou o festival nesse primeiro dia, além de degustar a famosa gastronomia de boteco, pode também curtir uma boa música. Um dos destaques musicais da noite ficou com a apresentação da Família Oliveira. Tocando sambas tradicionais, fez com que dezenas de pessoas se aglomerassem em frente ao palco e até arriscassem alguns passos. Durante a apresentação da Família Oliveira, quem estava presente teve a oportunidade de apreciar um show de capoeira.
Um aspecto muito positivo, foi um impresso que apresentava o cardápio de todos os participantes, além de um mapa para facilitar a localização. Então você escolhia um prato de um dos participantes do festival, indicava o número do espaço, o que evitava ficar procurando. Outra curiosidade do evento é o cartunista Samuel Araújo, que com muita descontração e habilidade, fez caricaturas incríveis dos visitantes.
O festival segue até sábado (31) das 18h às 2h. Confira a programação musical do festival pelo blog e página do Facebook