Um grupo de mais de 100 jurados, provenientes de 21 países, empenhou-se entre sábado e segunda-feira (2 e 4/02/24) para avaliar 4.147 amostras de 567 cervejarias, originárias de 21 estados brasileiros. O resultado, aguardado com muita expectativa, será divulgado na quarta-feira (6).
As medalhas de ouro, prata e bronze de diferentes categorias serão estampadas nos rótulos das empresas vencedoras do Concurso Brasileiro de Cervejas. No primeiro dia de avaliação, fomos conferir pessoalmente a degustação e avaliação. Fomos logo depois do meio-dia, enquanto muitos almoçavam.
Conversamos com o presidente da Semana Brasileira da Cerveja, Develon da Rocha, que nos revelou que há interesse do festival ser realizado em outras cidades brasileiras. O evento com os jurados estava sendo realizado no Clube de Caça e Tiro Velha Central, distante cerca de 9 quilômetros do Parque Vila Germânica. Será que há algum problema de relacionamento entre a organização e a prefeitura? Essa informação está na entrevista do vídeo.
Um dos jurados é o presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais e Caseiros do Paraguai (Asociación de Cerveceros Artesanales y Caseros del Paraguay). Francisco Montanaro Bertinat, que já morou em Santa Catarina, revela como está o mercado do país vizinho, cuja situação econômica é uma das melhores da América do Sul.