O próximo Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau, que ocorrerá de 12 a 15 de março de 2025, promete ser um marco na história do evento, refletindo a diversidade do mercado cervejeiro nacional. Com 250 cervejarias participantes, o evento busca representar a distribuição regional das cervejarias pelo país.
A organização do festival definiu um formato inédito, com degustação livre e maior interação entre o público e os cervejeiros. Do total de participantes desta edição, 100 marcas já confirmaram que topam esse formato.
O edital ficará aberto até 4 de setembro. As regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte terão 30 vagas distribuídas entre seus estados, enquanto as regiões Sul e Sudeste, que concentram a maior parte das cervejarias, terão a divisão feita por estado.
O presidente da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, Péricles Espíndola, destacou o retorno de marcas que há anos não participavam do evento e a estreia de novas cervejarias como um reflexo do novo momento do festival.
No total, serão cinco eventos:
- Festival Brasileiro da Cerveja: 17h às 21h, com o formato de degustação livre
- Festa Brasileira da Cerveja: a partir das 19h, com atrações musicais e estandes de 30 cervejarias.
- Concurso Brasileiro de Cervejas: reúne especialistas brasileiros e estrangeiros para avaliarem os rótulos nacionais
- Seminário Técnico Internacional de Cervejas: dissemina informações técnicas sobre os produtos e o mercado
- Feira Brasileira da Tecnologia Cervejeira: amostra de matérias-primas, equipamentos e outros insumos para o mercado.
Em 2025, o festival será organizado pela Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). Todas as informações estão nas redes sociais @festivalbrasileirodacerveja e no site www.festivaldacervejablumenau.com.br.