Festitália de 2024 termina com 40 mil visitantes em Blumenau

Evento celebrou a cultura italiana com gastronomia e atrações especiais; 30ª edição confirmada para 2025.

Foto: Daniel Zimmermann

A 29ª edição da Festitália em Blumenau foi concluída neste domingo (23/06/24), atraindo aproximadamente 40 mil visitantes durante os oito dias de festividades. Apesar de ter um dia a menos do que no ano anterior, houve um aumento de 4 mil pessoas em 2024.

Organizada pelo Lira Circolo Italiano, o evento que celebra a cultura italianada teve início em 13 de junho e foi realizada no Setor 2 do Parque Vila Germânica. Em 2024, a programação foi um dia mais curta do que , mas trouxe diversas atrações que cativaram o público.

A gastronomia foi um dos grandes destaques, com mais de 100 pratos que variaram entre os clássicos e os mais inovadores, com preços de R$ 18,00 a R$ 78,00. A seleção de bebidas contou com 17 estilos de cerveja do Vale da Cerveja e uma carta de vinhos ampliada, oferecendo mais de 60 opções. A importadora Dolomiti, presente no evento, registrou seu maior volume de vendas dos últimos dois anos no sábado (22).

Foto: Daniel Zimmermann

Os shows voltaram com força total nesta edição, com apresentações especiais de Amazing Tenors, Orquestra de Guabiruba e Felice Itália, além dos Três Tenores Brasileiros. O desfile, que aconteceu no sábado (15) na Rua Humberto de Campos, foi ampliado, contando com a participação de 25 grupos e alegorias.

Desfilaram delegações de Blumenau e de outras 10 cidades, além do Dampfschiff, um barco que simboliza a chegada dos imigrantes e também participa da Oktoberfest, e a Polentopeia, que homenageia a polenta, prato típico em eventos de imigração italiana há quase três décadas em Ascurra (SC).

Foto: Daniel Zimmermann

Para o próximo ano, já está confirmada a 30ª Festitália, que ocorrerá em 2025 e celebrará os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Novas atrações estão sendo planejadas para marcar esta data especial.

O portal OBlumenauense colaborou com a divulgação da Festitália, realizando três transmissões ao vivo em dias diferentes, permitindo que mais pessoas acompanhassem a festa. Além disso, também publicamos três matérias sobre as atrações do evento.

A Festitália continua a fortalecer a preservação das tradições italianas e a enriquecer a agenda cultural de Blumenau, atraindo moradores e visitantes para celebrarem a herança dos imigrantes.

A edição de 2024 foi uma realização do Lira Circolo Italiano di Blumenau, com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, da Lei de Incentivo à Cultura e do Parque Vila Germânica e Prefeitura Municipal de Blumenau, e patrocínio de Havan, Objeto Brasil, Eletro Aço Altona, Komprão, Karsten, Sicredi, Quality Hotel, Sapore, Olho Embutidos, Segala’s Alimentos, Cidadania Já, El Chef Indústria de Alimentos e Sindilojas Blumenau.

 

Imigrantes italianos em Blumenau

A primeira leva de imigrantes a chegar em Blumenau, formada por 20 famílias tirolesas, veio a bordo do patacho “Tupa”, que aportou em Itajaí no dia 15 de agosto de 1875, vindo de Antuérpia.

De acordo com uma anotação do próprio Dr. Blumenau, no livro “Colônia Blumenau – Matrículas dos Imigrantes – iniciado no ano de 1850”, estavam presentes na primeira leva as famílias Ferrari, Bombasar, Campregher, Fontana, Roza, Gottardi, Facchini, Spagnola, Longo, Tiso, Ghiotti, Freiner e Lenzi.

A segunda leva somou 34 famílias, e a terceira somou 60 famílias. Assim, os imigrantes continuaram chegando nos anos seguintes.

Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Fundação Cultural de Blumenau. Acervo Iconográfico – Fundo Memória da Cidade – Blumenau – Colonização Italiana – foto: 2690005. / Finardi, José E., Colonização Italiana de Ascurra 1876-1976, p.23e 24