Foi confirmada a notícia de que o município de Tubarão desistiria de sediar a 56ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Desde a última segunda-feira (17/10/16), representantes de órgãos públicos e de imprensa e toda a comunidade esportiva catarinense buscavam respostas sobre os Jasc, cuja realização estava programada para o período de 11 a 19 de novembro.
Foi somente no início da tarde desta quinta-feira (20), que a Fesporte recebeu de forma oficial a desistência de Tubarão. O ofício, assinado pelo prefeito João Olavio Falchitti, diz que, em virtude do forte vendaval ocorrido domingo (16), ginásios e alojamentos foram danificados e impossibilitados de serem recuperados em tempo hábil para a realização dos Jasc.
A equipe técnica da Fesporte, apesar do exíguo prazo para licitações, busca alternativas com outros municípios que teriam condições de serem sedes dos Jasc. Neste momento, o governador do Estado, Raimundo Colombo; e os secretários de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, e da Fesporte, Milton Cunha, estão mobilizados no auxílio ao povo de Tubarão e imbuídos na busca de uma solução para a etapa estadual dos Jasc 2016.
Quando a possibilidade de desistência passou a ser cogitada, a diretoria da Fesporte buscou especular uma nova sede, mas nada ainda é oficial. As propostas estão sendo estudadas e uma resposta definitiva será dada dentro de alguns dias por meio de nota oficial.
Por Antônio Prado, da Fesporte