Texto e fotos: Marlise Cardoso Jensen
Neste domingo (13/11/16) acontece mais uma edição da Feirinha da Servidão Wollstein, que oferece um mundo de opções gostosas (alimentos), bonitas (artesanato e produtos), além de discos em vinil e as atrações musicais. Esse foi um breve resumo do evento que começou às 10h e segue até 20h, nas ruas Mal. Floriano Peixoto e Curt Hering (até Caetano Deeke), no Centro de Blumenau.
Como estacionar próximo é um desafio, muitos ciclistas aproveitaram para curtir a Rota de Lazer na Rua XV de Novembro. Passei por lá às 13h30min e registrei algumas das coisas que podemos encontrar lá.
A simpática Joana Stropoli Schramm, de 8 anos, estava super feliz junto com seu cachorrinho Floquinho. Ela disse que adora aproveitar a Rota de Lazer, por isso vai de vez quando. Seu cãozinho encontrou alguns amiguinhos: o Fox, o Brown e a Mafalda.
Na feirinha, cada barraquinha tinha seu “tchan” especial. Com produtos variados, dava para notar que tudo era produzido com muito capricho e carinho. São desde roupas, artigos de decoração, pinturas, bijuterias e presentes eram bem diversificadas. Cada uma com sua “tentação” e ótima opção para esse período quando acontecem muitos amigos invisíveis.
É o caso da Miscelânia Comidinhas e Artes, das irmãs Sandra Melo e Bel Montibeller, que participa desde o início da feirinha. Mas porque o nome Comidinhas e Artes? Sandra logo me mostrou que além das conservas, pães e cachaças artesanais, comercializa também posters e imãs divertidos.
Para quem faz questão de saborear o mel puro, precisa conhecer a barraca de Herbert Harbs, que com o genro Gabriel Sani, deu informações sobre as abelhas. Ele falou com muito orgulho que é apicultor há 25 anos. Os dois tem a Sabor de Mel. e me ofereceram para provar um “pedacinho” de bolo e pão de mel! Para o Natal tem várias gostosuras com motivos de natal.
A Quituteria Fina, de Ana Correa, tem doces e salgados artesanais. Gentilmente ela me presenteou com um pacotinho de palha italiana sabor chocolate. Estava maravilhoso! Ana também se preocupa com a reciclagem, por isso os potes de vidro são todos reutilizados. Um produto que chamou minha atenção é um molho de tomate natural que ela produz.
O Clube Chocolateria da Lilian Kreutzfed, e do casal Julia e Marlon, surpreende pela fineza e delicadeza dos chocolates. Mas os cookies também não ficam atrás, assim como o panetone com recheios divinos. Ah… e lembra daqueles calendários de advento que tem um chocolatinho para saborear por dia? Eles também tem!
O projeto Musicalizando com Sucata oferecia uma oficina de construção de instrumentos musicais com material reciclado. O público pode curtir os diferentes sons vindos do que antes era lixo. Passar na feirinha é sempre uma ótima experiência.