Neste sábado (22/09/18), dez unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) ficarão com a sala de vacina aberta em horário estendido das 8h às 17h. O objetivo é vacinar moradores de áreas rurais na faixa etária de 9 meses a 59 anos, que estejam na área de abrangência dessas unidades.
As ações de intensificação vacinal contra a doença nessas áreas de Blumenau estão acontecendo desde o início de setembro. Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Rosana Benvenutti, mesmo com a visita das equipes de saúde casa a casa nas localidades rurais da cidade, muitas pessoas não são imunizadas por estarem trabalhando.
Para tomar a dose é preciso levar a carteira de vacinação. A campanha é uma exigência do Ministério da Saúde em todo território nacional, e vai até o dia 30 de setembro, priorizando os moradores das áreas rurais.
A febre amarela é é transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas em áreas de mata. Desde janeiro de 2017, o número de casos vem aumentando. No estado de Minas Gerais já foram confirmados 415 casos de febre amarela silvestre, sendo que 130 deles evoluíram para óbito.
Em outros estados também há um aumento de casos: 120 mortes em São Paulo até o dia 15/03. No Rio de Janeiro, ocorreram 49 óbitos devido a febre amarela silvestre em 2018. Além disso, no Distrito Federal foi confirmado 1 caso de óbito devido a febre amarela.
A distribuição para toda a população ocorrerá de maneira gradual após o término desta primeira etapa.
Ação na Vila Itoupava
Nesta segunda e terça-feira, dias 17 e 18, equipes de saúde vacinaram moradores na Sociedade Serrinha, localizada na Rua Hermann Hein, na Vila Itoupava. Ao todo, compareceram 780 pessoas. Destas, 672 foram imunizadas.
ESFs que atenderão no sábado (22) das 8h às 17h
- ESF Maria Baumgartner
- ESF Arthur Riedel
- ESF Gustavo Haase
- ESF Norberto Sprung
- ESF Arão Rebello
- ESF Afonso Balsini
- ESF Tânia Leite
- ESF Franz Zimdars
- ESF Alfredo Hoess
- ESF Tereza Leszcowicz