A falta de planejamento financeiro pode ter sérias repercussões para uma pessoa e sua família, incluindo dificuldades constantes, acumulação de dívidas, estresse financeiro e impacto nas oportunidades educacionais, de lazer e de investimento no futuro.
Além disso, essa ausência de preparo pode gerar conflitos familiares devido às preocupações econômicas, afetando os relacionamentos interpessoais e até causar uma depressão perigosa.
Por isso, a própria Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Procon, vinculado à Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), anunciaram uma parceria visando promover a educação financeira no Brasil. O foco da iniciativa é a divulgação da “Plataforma Meu Bolso em Dia Febraban“, que oferece cursos e recursos para orientar os brasileiros sobre como gerenciar suas finanças de forma eficaz e evitar o superendividamento.
Silvio Dreveck, secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço de Santa Catarina, ressalta a importância da plataforma, afirmando que “ela pode auxiliar na análise da vida financeira e no desenvolvimento de planos sustentáveis para lidar com as despesas. Consumidores sem dívidas contribuem para estimular a economia, pois têm maior poder de compra.”
A plataforma disponibiliza conteúdo informativo gratuito sobre finanças pessoais, cursos, simulações e trilhas de aprendizado. Além disso, apresenta o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), que permite aos usuários fazer um diagnóstico personalizado de suas finanças, identificando vulnerabilidades e elaborando estratégias para o reequilíbrio financeiro.
Todo o conteúdo e as trilhas de aprendizado foram elaborados por educadores e especialistas em finanças pessoais e comportamento do consumidor. Essa plataforma, criada em parceria com o Banco Central, é pioneira ao utilizar inteligência artificial para fornecer ao usuário recomendações de jornadas personalizadas, adequadas ao seu perfil ou às suas necessidades financeiras específicas.