A partir desta segunda-feira (23/5/16), se tornou obrigatório o uso de farol baixo em rodovias brasileiras durante o dia. A medida já era obrigatória para motos e ônibus, ao circularem em faixas próprias. Alguns estados já haviam adotado a regra, como o Rio Grande do Sul.
O presidente interino Michel Temer alterou artigos do Código de Trânsito Brasileiro que foram publicadas ontem (23) no Diário Oficial da União. Motorista que desobedecer cometerá infração média, podendo ser autuado e receber quatro pontos na habilitação, além de multa de R$ 85,13.
A justificativa para o uso das luzes também de dia é aumentar a segurança nas vias. Com os faróis ligados, o carro fica mais visível independentemente das condições de luminosidade. Sob sol forte, por exemplo, alguns carros podem ser ofuscados pela própria cor ou formato da carroceria. Aí os faróis acesos fazem a diferença e o veículo continua visível para quem vem no sentido contrário da via.
Em situações onde o motorista precisa contar mais com a visão periférica, as luzes acesas chamam muito mais atenção e podem evitar acidentes graves em cruzamentos ou alças de saída e entrada de diferentes pistas, por exemplo.