“Farofa de Cascas” foi a receita vencedora de concurso e será implementada no cardápio dos CEIs

A partir da sexta-feira (16/9/16), 75 CEIs da rede municipal de ensino terão em seu cardápio a receita vencedora do concurso “Sua Receita no Cardápio”, promovido pela Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Realizado em junho deste ano, o concurso tinha o objetivo de incentivar a utilização de partes poucos comuns na alimentação das crianças, como cascas, talos e folhas.

A vencedora foi a “Farofa de Cascas”, criada pela colaboradora Paula Ygnacys, que atua no CEI Olga Brehmer, no bairro Velha Central. Segundo a merendeira, a ideia de criar a farofa partiu do pedido constante dos alunos por farinha para acompanhar o cardápio do dia. A receita inclui cascas de cenoura, abóbora, beterraba, banana, chuchu e talos de brócolis.

Durante o concurso, 31 receitas foram inscritas e destas, dez foram selecionadas para a final. Os pratos foram avaliados nos quesitos valor nutricional, aroma, apresentação, tempero, textura e viabilidade, por uma comissão composta por colaboradores da empresa e ainda pela secretária de educação, Patrícia Lueders, a diretora administrativa Sandra Maria Francisca, e a nutricionista da Semed, Juliane Hinsching. “A farofa já é um prato do gosto do blumenauense e esta receita é feita com partes dos alimentos que possuem muitas fibras e vitaminas. É muito rico para a alimentação das crianças”, avaliou a nutricionista.

“O maior intuito da criação deste projeto foi realizar o aproveitamento integral dos alimentos mantendo seu padrão nutricional, contribuindo cada vez mais para a boa nutrição da criança”, relatou a coordenadora operacional da Risotolândia em Blumenau, a nutricionista Danúbia Bugmann Tessari. Para ela, a inicitativa também contribuiu para minimizar o desperdício de alimentos, além de servir de estímulo à criatividade dos colaboradores da empresa. Um livro com todas as receitas participantes foi elaborado pela empresa, e disponibilizado para os envolvidos no evento.

Por Aline Franzoi Santos Fleith, da SECOM/Blumenau