No bairro Belchior Alto, em Gaspar (SC), uma família se dedica com paixão ao cultivo da pitaya. A rotina no sítio da família Theiss é intensa. O dia começa cedo, às 5h, quando os trabalhos na lavoura têm início. Por volta das 10h, Eleotério interrompe suas atividades, se arruma e pedala até o ponto de ônibus para seguir ao seu outro emprego, na Cremer, em Blumenau. À noite, ele retorna e, junto com Jandira, continua cuidando da plantação, muitas vezes até até a 1h madrugada.
O casal conta a ajuda da filha Leila no cultivo da fruta e cheia de benefícios para a saúde. Na propriedade acontecem todas as etapas da produção, desde o plantio até a comercialização, garantindo uma colheita anual de aproximadamente três toneladas da fruta.
Mais do que um meio de sustento, para Eleotério, o cultivo da pitaya representou um sonho realizado. Com uma produção totalmente orgânica, a família também abre as portas de sua propriedade para visitantes, que podem conhecer o cultivo de perto e experimentar uma variedade de receitas à base da fruta, como pão, bolo, geleia, sagu e mousse.
A propriedade da família Theiss está localizada na Rua João Theiss, no bairro Belchior Alto, em Gaspar. Interessados em adquirir a pitaya ou visitar o local podem entrar em contato pelos telefones (47) 3516-0694 e (47) 98424-0672.
A pitaya e seus benefícios para a saúde
Conhecida também como fruta do dragão, a pitaya é originária da América Central e se destaca pelo sabor adocicado e pelos inúmeros benefícios à saúde. Cultivada a partir de diferentes espécies de cactos, ela pode ser encontrada em três principais variações: a vermelha, com polpa rosa-roxa; a amarela, com casca amarela e polpa branca; e a branca, com casca rosa e interior branco.
Rica em antioxidantes, a pitaya vermelha se destaca por seu alto potencial de combate aos radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce e fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, a fruta é fonte de fibras, favorecendo a digestão, e contém minerais essenciais como ferro e magnésio, contribuindo para a saúde óssea.
Com tantos benefícios e um cultivo baseado na dedicação familiar, a pitaya de Gaspar se consolida como um exemplo de agricultura sustentável e paixão pelo campo. As informações foram divulgadas pela Prefeitura do município.