Falha no sistema do Simples Nacional deixou muitas empresas em situação “pendente”

O problema aconteceu entre os dias 2 e 6 de janeiro. Confira a orientação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedec) de Blumenau.

Imagem: RAEng_Publications [Pixabay]

Uma falha no sistema do Simples Nacional entre o período de 2 a 6 de janeiro, causou a anulação do Termo de Deferimento nas empresas cadastradas nessa categoria de imposto deixando-as em situação de “pendente”. O fato ficou conhecido depois que o portal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou que o problema já tinha sido resolvido.

Mesmo assim, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedec) de Blumenau, orienta os empresários a fazer uma consulta junto ao site do Simples Nacional para verificar se está ou não em situação de pendência, refazendo a solicitação caso for necessário. Outra opção é fazer consulta na plataforma Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) do Simples Nacional.

Além disso, a Prefeitura orienta que os contadores que optaram pelo Simples Nacional para seus clientes neste início de janeiro para que verifiquem a situação junto ao sistema, lembrando que o prazo para validação e inscrição do Simples Nacional encerra nesta terça-feira, dia 31.