Fábrica de Gaiteiros: nova turma na Vila Itoupava e expansão para o distrito do Garcia

A quarta turma completou o curso em um evento nesta segunda-feira (1/05) que contou com a presença de Renato Borghetti.

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]

Nesta Segunda-feira (1/05/23), a Vila Itoupava celebrou a formatura da quarta turma do projeto Fábrica de Gaiteiros. A cerimônia ocorreu no Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava, fruto da parceria entre o município e o Instituto Renato Borghetti, e contou com a participação de 44 alunos.

O evento foi realizado na Associação Recreativa e Desportiva Serrinha e anunciou a abertura de 50 vagas para uma nova turma no distrito, além de futuras vagas no bairro Garcia, visando alcançar outras regiões do município. Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau, destacou a importância de expandir o legado do projeto, formando jovens que perpetuam a cultura e a tradição da gaita.

As inscrições para o projeto em Vila Itoupava podem ser feitas através do contato com a professora Andrea Sasse pelo WhatsApp (47) 92000-3406 ou pelo telefone (47) 3381-6480. A formatura contou também com a presença de autoridades e representantes das escolas do distrito mais alemão da cidade.

As aulas de gaita no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava ocorrem semanalmente e têm duração de uma hora, com encontros nas segundas e terças-feiras ao longo de um ano. O projeto tem como objetivo promover a cultura através da formação com acordeão diatônico, conhecido como gaita de oito baixos na região Sul do Brasil.

Gustavo Almeida, professor do projeto, ressaltou a dedicação dos alunos e a rapidez no aprendizado do instrumento, apesar da dificuldade. O Projeto Fábrica de Gaiteiros é promovido em Blumenau pelo Instituto Renato Borghetti, com recursos provenientes do Fundo do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Fumdevi).

O Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava (CTC) tem como objetivos o estudo, incentivo e proteção do meio ambiente, arquitetura, história, turismo e cultura da região, bem como a promoção e fomento da cultura e do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável da área. O CTC foi criado em 27 de junho de 2001 pela Lei Complementar Municipal 318.

A formatura contou com as presenças de Renato Borghetti, do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt; da vice-prefeita Maria Regina Soar; do Intendente Distrital, Leandro Índio da Silva; do secretário de Cultura, Sylvio Zimmermann; demais secretários municipais, autoridades e representantes das Escolas do Distrito mais alemão da cidade.

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]