FAB envia avião para Beirute em operação de repatriação de brasileiros no Líbano

KC-30 da Força Aérea Brasileira vai resgatar 220 cidadãos em meio à escalada dos conflitos no Oriente Médio.

Foto: Força Aérea Brasileira / divulgação

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), cedido para a Operação Raízes do Cedro, partiu na manhã desta quarta-feira (2/10/24) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo a Beirute, no Líbano. A aeronave KC-30 programou uma escala em Lisboa (Portugal), durante o trajeto de ida e volta, que tem duração prevista de 9h20 até a capital portuguesa.

A maior comunidade brasileira no Oriente Médio encontra-se atualmente no Líbano, onde vivem aproximadamente 21 mil pessoas. Diante da intensificação dos ataques aéreos israelenses contra o território libanês, cerca de 3 mil brasileiros já solicitaram repatriação junto à Embaixada do Brasil em Beirute, conforme informou o Ministério das Relações Exteriores.

Desde o dia 17 de setembro, os bombardeios israelenses em diversas regiões do Líbano resultaram em mais de mil mortos e milhares de feridos, entre eles dois adolescentes brasileiros e seus pais. A situação em Beirute, descrita por brasileiros como “tensa e terrível”, aponta para o risco crescente de um conflito generalizado na região, com risco de guerra total.

Nesta primeira etapa da operação, a previsão é repatriar 220 brasileiros, utilizando o aeroporto de Beirute, que permanece aberto apesar dos conflitos. O voo fará uma escala de reabastecimento em Lisboa. Outros voos ainda não foram confirmados, mas a expectativa é que novas operações ocorram nos próximos dias para trazer mais cidadãos de volta ao país.

Fonte: Agência Brasil