Mostra sobre o naturalista ficará exposta no Shopping Park Europeu, na Itoupava Norte.
Durante a Semana Municipal do Meio Ambiente (SMMA), a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) vai beneficiar a comunidade com a exposição Fritz Müller – O Príncipe dos Observadores. Organizada pelo Instituto Martius-Staden, que estabelece parcerias com associações e centro culturais, a mostra será aberta às 10h30 da próxima quinta-feira, dia 5 de junho, data comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O local selecionado foi o primeiro andar do Shoppink Park Europeu, localizado no bairro Itoupava Norte. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
De acordo com Mabeli Espindola, educadora ambiental da Faema, a exposição visa retratar o naturalista que promoveu estudos sobre as ciências naturais. Deste modo, os painéis sobre Fritz Müller são escritos em português com versões em alemão. Eles vão permanecer em Blumenau até o dia 30 de julho. Além do Shopping Park Europeu, a ocasião conta com o apoio das empresas Momento Engenharia Ambiental e GTA Gestão Ambiental.
Fritz Müller
Nascido em 31 de março de 1822, em Windischholzhausen, uma pequena aldeia da Turíngia, próxima a Erfurt, na Alemanha, Johann Friedrich Theodor Müller, foi um cientista e biólogo que se dedicou ao estudo da fauna e flora de Santa Catarina. Müller, que sempre foi atraído pelas Ciências Naturais, é conhecido mundialmente por ser um grande naturalista, e ter uma vasta obra científica.
Ele chegou ao Brasil em 1852, ao lado de sua esposa e da primeira de dez filhas, e estabeleceu-se como colono. Mais tarde, residiu no local onde hoje fica o museu, no bairro Vorstadt. Nesta época, Fritz trocava observações por correspondência com renomados cientistas da época, como Charles Darwin e Ernest Haeckel. Mesmo nunca tendo se conhecido pessoalmente, os cientistas foram grandes amigos e mantiveram correspondências científicas e pessoais durante mais de 17 anos.
Fritz Müller faleceu em 21 de Maio de 1897, aos 75 anos, em Blumenau, e seus trabalhos servem de base para pesquisas científicas até os dias atuais. É lembrado também por sua honestidade, seu caráter e livre pensamento, capaz de influenciar comportamentos e ser formador de opiniões. Depois do falecimento do cientista, naturalizado cidadão brasileiro, ele já recebeu diversas homenagens póstumas tanto da comunidade, como de órgãos nacionais e veículos de imprensa.
Semana Municipal do Meio Ambiente
Realizada pela Prefeitura de Blumenau, através da Faema, a SMMA acontece entre os dias 1º e 8 de junho. O evento visa despertar o pensamento consciente nos moradores da região, que durante o período poderão participar de diversas atividades relacionadas à educação ambiental. As ocasiões vão ser promovidas em espaços públicos, privados, escolas e outros locais da cidade. Neste ano, o tema é A Terra, os Seres e o Agora.
Além disso, a Semana Municipal do Meio Ambiente contará com caminhadas ecológicas, distribuições de mudas, palestras, apresentações artísticas, passeio ciclístico, entre outras atividades. A programação completa pode ser consultada no site da Prefeitura, clicando aqui.
via PMB | Texto: Jhulian Pereira e Andressa Scaburri