Exposição reúne arte e tecnologia com 12 artistas contemporâneos de SC

Texneo Novum Festival ocupará cinco salas de Museu de Arte de Blumenau (MAB), cada uma com uma temática específica. A abertura está marcada para o dia 5 de setembro.

Bruno Bez

Os trabalhos de doze artistas contemporâneos de Santa Catarina foram reunidos no Texneo Novum Festival para serem exibidos no Museu de Arte de Blumenau (MAB) entre os dias 5 de setembro e 27 de outubro de 2024.

A iniciativa une arte e tecnologia, trazendo uma rica programação que inclui exposições, instalações, projeções mapeadas, oficinas, seminários e encontros de criação. Com curadoria de Anna Moraes, o festival exibe produções recentes de artistas que exploram as intersecções entre o fazer manual e as mídias tecnológicas.

A abertura oficial está marcada para as 18h da próxima quinta-feira (5/09/24). A partir do dia 9, todas as atividades também estarão acessíveis para pessoas cegas e surdas, incluindo recursos de audiodescrição e LIBRAS.

O evento ocupará cinco salas expositivas do MAB, cada uma com uma temática específica. Por exemplo, a sala “Arte, Ciência e Tecnologia” exibirá obras de Jonas Esteves, Fran Favero, Pedro Gottardi, Bill Or e Osmar Domingos.

Outra sala destacará a “Nova Fotografia Urbana”, apresentando paisagens criadas ou observadas no digital, colagens digitais e outras experimentações. Haverá também uma Galeria do Papel, com serigrafias derivadas de arte generativa, e uma sala dedicada a videoartes e videoinstalações, com trabalhos de Bruno Bez e Leandro Vigas. Projeções mapeadas na área externa do museu, assinadas por Bez e Vigas, complementam a programação.

Além das exposições, o festival promove oficinas e encontros de pesquisa e criação. Diego de los Campos conduzirá a oficina “Máquinas de Desenhar” em 14 de setembro, enquanto J.P.F. Borges liderará a “Introdução à Programação Criativa e Composição Generativa” em 12 de outubro. Os encontros de pesquisa abordarão temas como “Arte, Memória e Tecnologia” e “Arte Generativa e as (nem tão) Novas Mídias”, promovendo diálogos sobre as relações entre arte, tecnologia, natureza e ciência.

Segundo Tailor Morais, diretor executivo da Marte Cultural, a escolha de Blumenau como sede do festival foi estratégica devido ao seu rico patrimônio cultural e ambiente inclusivo. O Texneo Novum Festival é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da empresa Texneo de Indaial. O Museu de Arte, a Secretaria Municipal de Cultura e a Prefeitura de Blumenau são apoiadores. A realização é da Marte Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Texneo Novum Festival
Datas: inicia em 5 de setembro e segue até 27 de outubro
Local: Museu de Arte de Blumenau | Rua XV de Novembro, 161, no Centro de Blumenau
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Audiodescrição e LIBRAS disponíveis a partir de 9 de setembro

Programação especial de abertura:

Dia 5/09:
– 18h: Abertura da exposição
– 18h às 22h: Projeções mapeadas na fachada do MAB
– 20h: Abertura oficial no Espaço Elfy Eggert (MAB)

Encontros de Pesquisa e Criação:

– Dia 14/09: Arte, Memória e Tecnologia
– Dia 28/09: Arte, Natureza, Ciência e Tecnologia: Processos e

Experimentações

– Dia 12/10: Arte Generativa e as (nem tão) Novas Mídias
– Dia 26/10: Novum: Presente-futuro

Oficinas:

– Dia 14/09: Máquinas de Desenhar com Diego de los Campos
– Dia 12/10: Introdução à Programação Criativa e Composição Generativa com J.P.F. Borges

Todas as oficinas e encontros são gratuitos, com inscrições disponíveis no site do evento.