Grande parte do acervo composto por roupas, objetos de uso doméstico e brinquedos foi doado pela senhora Ellen Weege Vollmer.
A Exposição Ponto a Ponto pode ser vista até domingo, dia 9 de fevereiro, no Museu de Hábitos e Costumes (Rua XV de Novembro, 25, Centro). A mostra foi aberta no dia 16 de abril de 2013 e já recebeu 5.203 visitantes. “Sem a menor dúvida, esta exposição é uma obra insubstituível e merece ser preservada eternamente”, comentou o turista Jurandir Hanemann, de Guarapari (ES). “Com toda certeza é uma riqueza da cultura e do povo que aqui mantém suas tradições”, observou ele ao visitar a exposição no dia 30 de janeiro.
Trata-se de um acervo representativo do universo do vestir-se, costurar, brincar, morar e viver em Blumenau desde o final do século XIX até a atualidade. A coleção apresenta os hábitos e costumes de uma época, preservando a história para a presente e futuras gerações.
Grande parte deste acervo doado à Fundação Cultural de Blumenau foi reunido pela senhora Ellen Weege Vollmer. São peças de roupa masculinas e femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios diversos, brinquedos, objetos de uso doméstico que, individualmente ou em conjunto, conduzem cada visitante a uma identificação com o universo de hábitos e costumes ali referenciado em seus diferentes contextos históricos, culturais e sociais. “Uma verdadeira fonte para pesquisa e apreciação”, resume a museóloga Marcella Borel, do Museu de Hábitos e Costumes.
Museu de Hábitos e Costumes: fica no antigo casarão do Comércio de Gustav Salinger, na Rua XV de Novembro, 25, Centro
- Horário: terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h
- Finais de semana: das 10h às 16h
- Telefone: (47) 3381-7979
- E-mail: museudafamiliacolonial@fcblu.com.br
via PMB | Texto: Sérgio Antonello