Por Claus Jensen, com imagens de Marlise Cardoso Jensen e Nikolas Jensen
Um dos patrimônios públicos que voltou a brilhar no Centro Histórico de Blumenau está localizado na frente da antiga prefeitura, atual Fundação Cultural. Começou com uma cervejaria, passou por diversos administradores e agora está no comando de Dimas Luiz Felippi, do Restaurante e Choperia Thapyoca. Em Timbó, seu restaurante também fica em um local turístico.
No último sábado (2/03/19) fomos conhecer o Schweinshaxe, spätzle und rotkohl (canela de porco, com spätzle e repolho roxo), que faz parte do Roteiro Blumenau Gastronômico. Segundo Dimas, o prato é um dos mais consumidos na Alemanha e cada vez preferido ao tradicional Eisbein (joelho de porco).
A canela de porco é preparada no forno, temperada com ervas finas, alho, louro e alecrim; servida com spätzle e repolho roxo. Uma porção generosa para uma pessoa. Degustamos o prato de R$ 33,00 acompanhado com um chope pilsen da Bierland.
Dimas ficou conosco o tempo todo e nos brindou com suas histórias de vida. Desde o gerente de banco que em 2000 apostou no segmento de alimentação em Timbó. Comentou sobre seu desejo de aprender melhor a língua alemã e as aventuras ao realizar a famosa caminhada de Santiago de Compostela, na Espanha. O trajeto ficou mais popular porque foi a inspiração de Paulo Coelho ao lançar os livros que o consagraram como escritor.
Uma dessas histórias foi quando chegou em determinada parte do caminho e não tinha mais local para pernoitar. Conversando com um morador local, ele ofereceu um lugar simples e aconchegante por € 15 euros, incluindo a alimentação. Depois deu a chave do imóvel para Dimas, uma pessoa totalmente estranha.
No belo ambiente também estava o neto de Dimas, Bernardo, que dava um toque familiar. Sua alegria de criança sempre acompanhada dos pais, lembrou da época em que meu filho tinha a mesma idade. Um detalhe importante que observamos é o elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade para locomoção como eu.
O Restaurante e Choperia Thapyoca fica localizado na Rua 15 de Novembro, n° 160, Centro, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 11h às 14h e 17h às 24h. Já no sábado, domingo e feriados, está aberto das 11h às 24h.
Confira agora a entrevista com o Dimas.