A Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no bairro Vila Itoupava, em Blumenau, está passando por um processo de reforma e modernização. As obras já estão em andamento, sendo conduzidas pelas equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) em parceria com uma empresa contratada. O investimento com a reforma é de R$ 1,55 milhão.
O objetivo é montar a estrutura para suportar os novos equipamentos que serão instalados. São desde tanques, bombas e uma estação de tratamento compacta com tratamento de lodo. Um dos benefícios será evitar as paralisações no tratamento de água, que atualmente ocorrem quando o nível de turbidez do ribeirão eleva devido às mudanças climáticas.
A nova ETA substituirá o sistema antigo, trazendo uma vários benefícios importantes para a região para garantir mais eficiência e qualidade. Michael Schneider, diretor-presidente do Samae Blumenau, destaca que a nova ETA 4 não apenas ampliará a capacidade de produção, mas também faz parte de um plano maior de modernização das estações de tratamento da autarquia. “A missão do Samae é garantir o fornecimento de água potável de qualidade para a população, e essa nova estação de tratamento de água na Vila Itoupava é apenas o primeiro passo para alcançar esse objetivo”.
A ETA 4 foi entregue à comunidade em 1995 para atender às famílias dos bairros Vila Itoupava e parte do Itoupava Central. O ribeirão Itoupava Rega é o único manancial de onde a água é captada para o tratamento. Com a entrega das obras de reforma e modernização prevista para o próximo mês de dezembro, espera-se um significativo avanço na capacidade de produção e qualidade do tratamento de água fornecido pela ETA.