O ex-deputado federal João Alberto Pizzolatti Junior foi condenado nesta quarta-feira (28/08/24) pelo Tribunal do Júri da comarca de Blumenau a 4 anos e 8 meses de reclusão, em regime semiaberto, por tentativa de homicídio, e tentativa de homicídio qualificado por perigo comum.
A condenação é decorrente de um grave acidente ocorrido em dezembro de 2017 na SC-421, rodovia que liga municípios de Blumenau e Pomerode. Além da pena de reclusão, Pizzolatti foi sentenciado a seis meses de detenção por dirigir sob efeito de álcool e teve seu direito de dirigir suspenso por dois meses.
O ex-deputado federal também foi condenado a pagar aproximadamente R$ 1,7 milhão como indenização a uma das vítimas do acidente. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), no dia 20 de dezembro de 2017, Pizzolatti conduzia seu veículo em alta velocidade e em zigue-zague, com a capacidade psicomotora comprometida pelo consumo excessivo de álcool.
No Km 17 da SC-421, ele invadiu a contramão e colidiu frontalmente com o carro de uma das vítimas, que ficou gravemente ferida e sofreu queimaduras severas após o veículo pegar fogo. O julgamento, presidido pela 1ª Vara Criminal de Blumenau, iniciou às 9h e a sentença foi proferida após dez horas de sessão.