Fotos: Jadir de Amorim
O dia 8 de maio de 1945 ficou marcado na história como o dia em que as Nações Aliadas venceram a mais sangrenta guerra da história. Em apenas 6 anos, foram tiradas a vida de 60 milhões de pessoas. O governo brasileiro ficou inicialmente neutro, mas acabou entrando no conflito mais tarde e criou a Força Expedicionária Brasileira – FEB. Foram enviados 25.334 militares entre setembro de 1944 e maio de 1945, que lutaram na Itália ao lado dos aliados. A tomada de Monte Castelo é considerada a grande vitória dos nossos pracinhas.
Nesta sexta-feira (8), uma cerimônia na Praça Fonte Luminosa, bairro Garcia, homenageou os últimos cinco ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira – FEB, ainda vivos em Blumenau. No local existe um monumento em honra aos que participaram da ação em 1944. Em todo mundo foram comemorados os 70 anos do fim da II Guerra Mundial.
O repórter cinegrafista da Tv Galega e parceiro do site OBlumenauense, Jadir de Amorim, esteve lá registrando a homenagem. O evento contou com a presença de militares, inclusive o tenente-coronel Angelo Brait Júnior, comandante do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau.