O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.
O Dia Mundial do Vitiligo é celebrado neste domingo (25/06/23) e um evento está sendo promovido a partir das 15h30 para reunir pessoas portadoras da doença. O encontro será realizado no Parque Ramiro Ruediger, onde uma Roda de Conversa contará com a participação da terapeuta Raquel Orthmann. A profissional de saúde falará de temas como autoestima e os processos relacionados ao vitiligo.
Thabata Figueiredo e Lais, organizadoras do evento, convivem com a doença. “Será um momento de união, aprendizado e compartilhamento de experiências. Estamos muito felizes com essa oportunidade de fortalecer nossa comunidade. Queremos criar um ambiente acolhedor, onde possamos compartilhar vivências e promover a aceitação e valorização de cada um de nós”.
A proposta é ser uma ocasião descontraída, em que cada um é convidado a fazer um piquenique, trazendo um cafezinho e uma toalha, para se acomodar confortavelmente no chão.
Para mais informações sobre o Vitiligo, acesse o site da Sociedade Brasileira Dermatologia
Ver essa foto no Instagram