O sábado (20/05/23) foi uma data especial para a Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves, localizada na Rua Benjamin Constant, no bairro Escola Agrícola, em Blumenau. Uma programação, que marcou a comemoração dos 80 anos da instituição, contou com as apresentações de estudantes e da banda da escola, além de atividades como pintura facial, contação de histórias e teatro.
Muitos pais e avós que acompanharam os seus filhos e netos, certamente mataram a saudade de estar no local onde passaram os primeiros anos de sua infância e foram alfabetizados.
O educandário, que atualmente atende cerca de 900 estudantes, foi fundado no dia 19 de Abril de 1943, pelo Decreto nº 70, na localidade de Itoupava Alta. No dia 4 de Abril de 1960, a instituição foi transferida para o bairro Escola Agrícola, pelo Decreto Municipal nº 362.
Foi mais uma ação do programa Escola Aberta, promovido pela Prefeitura de Blumenau através da Secretaria de Educação. O prefeito, Mário Hildebrandt, a vice-prefeita, Maria Regina, e o secretário de educação, Alexandre Matias; fizeram questão de participar do evento.
“A Escola General Lúcio Esteves faz parte da história de Blumenau. Quantas gerações foram beneficiadas nessa trajetória. Com certeza a participação dos pais fez toda a diferença nessa caminhada, isso é um dos fatores fundamentais para uma sociedade de sucesso e é isso que vemos aqui hoje nessa instituição”, destacou o prefeito.
Outras secretarias também levaram atividades, como a da Defesa Civil, que levou a mascote cadela Mayla, e da Cultura e Relações Institucionais (SMC), com a Kombi e sua biblioteca itinerante. As secretarias de Desenvolvimento Social, de Defesa Civil, de Promoção à Saúde, de Trânsito e Transportes e da Pró-Família também estiveram presentes prestando serviços à comunidade.
“Eventos como esses são fundamentais. Um dos nossos objetivos é trazer as famílias para dentro das escolas, estamos fazendo isso por meio da Escola Aberta. Parabéns a todos pais e professores que fazem parte da história de 80 anos da EBM General Lúcio Esteves”, destaca Alexandre Matias, secretário de educação.