ETEVI recebe premiação internacional de Literatura

Foto: Giovana Pietrzacka
Foto: Giovana Pietrzacka

 

Pelo quarto ano consecutivo, a Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI) está entre as vencedoras do Concurso de Literatura promovido pela Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB). A entrega da premiação ocorreu no dia 24 de novembro, na cidade de Mariana (MG). Neste ano, a Escola ficou em 1° lugar no concurso, na categoria “Poesia”, com a participação da aluna Larissa Padilha Pires Vieira, do segundo ano.

“Fiz a poesia, mas não queria participar do concurso. Achei que a rima não estava tão rica. Mas com o incentivo da professora, decidi inscrever. E ser premiada foi algo ‘surreal’”, disse a aluna Larissa, cheia de orgulho.

A professora que a incentivou foi Denise Izaguirre Anzorena, que leciona a disciplina Língua Portuguesa e Literatura. Além de incentivar a Larissa a participar e a inscrever a poesia, Denise instigou outros alunos a participarem de outros concursos. E o pedido resultou em outras premiações.

É o caso de Gabriela Zwang e Willian Ricardo dos Santos que participaram do Concurso Interno Literário de Aldravias dos Membros da ABRAA-I-S. Gabriela ficou em primeiro lugar e Willian em terceiro.

O outro premiado foi o aluno Otávio Henrique Baumgarten Arrabal. Ele conseguiu publicar quatro aldravias no livro “In Absentia”, O Livro das Aldravias. Neste livro, a professora Denise também conseguiu a publicação de 24 aldravias e o diretor da Escola, professor Manoel José Fonseca Rocha, outras 24.

“A participação e premiação em concursos de aldravias consolida o trabalho que começamos em 2016, com a instalação aqui na ETEVI, da Academia Brasileira de Autores Aldravianistas Infantojuvenil (ABRAAI). Somos a única Academia no Brasil fora de Minas Gerais. E nossos alunos estão cada vez mais engajados neste trabalho”, disse o diretor da Escola.

O próximo passo, segundo enfatiza a professora, é começar a divulgar as aldravias fora da ETEVI e fora de Blumenau. “Este contato com Literatura de uma forma diferente é que está atraindo os alunos. E daqui para frente, vamos ampliar estes horizontes”, disse a professora.

Os premiados

  • Gabriela Zwang – 1° lugar no Concurso Interno Literário de Aldravias dos Membros da ABRAA-I-S
  • Willian Ricardo dos Santos – 3° lugar no Concurso Interno Literário de Aldravias dos Membros da ABRAA-I-S
  • Larissa Padilha Pires Vieira – 1° lugar no 4° Concurso de Literatura da ALACIB
  • Otávio Henrique Baumgarten Arrabal – participação no livro “In Absentia”, O Livro das Aldravias.

Por Michel Ivon Imme Sabbagh e Giovana Pietrzacka, da Furb