Por Ana C. Bernardes
Nesta semana, mais 13 estudantes catarinenses, nove do SENAI, disputam as provas seletivas para o WorldSkills Competition. O torneio internacional de educação profissional, acontecerá no ano que vem em Abu Dhabi. É mais um passo na concretização do sonho de ser o melhor do mundo em suas profissões.
Nas provas, a serem realizadas em nove cidades brasileiras, incluindo Blumenau, os alunos das diversas áreas profissionais serão avaliados pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstrarem. Eles são desafiados a produzir peças, coleções de moda, paredes em dry wall (gesso acartonado) ou revestidas em cerâmica, desenhos mecânicos, todos com elevado grau de complexidade, e devem mostrar capacidade de planejamento, execução, aproveitamento de recursos e comportamento esperados de um profissional do século XXI.
De Blumenau, Danielle Cristine Rodrigues irá a João Pessoa-PB disputar em Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, enquanto Matheus Henrique Seibt participa em Sistema de Construção Dry Wall, na cidade de Manaus–AM.
Maria Julia de Lima Dassoler, acadêmica do curso superior de Tecnologia em Design de Moda do SENAI/UNESC de Criciúma, está entre os 17 competidores de Tecnologia da Moda, cuja prova será em Blumenau. Classificada na etapa estadual, Maria Julia ressalta que, a exemplo dos demais, tem realizado treinamentos intensos. “Tenho estudado e praticado muito. São dois turnos todos os dias e mais alguns períodos à noite. Como não sabemos quais serão os desafios na seletiva estamos nos preparando em várias áreas”, conta a estudante.
O aluno Eric Cristhiano Marcelino da Silva, de Tubarão, buscará o ouro em Web Design, na cidade de Macapá-AP. “Tenho treinado todos os dias em média oito horas e será um orgulho muito grande se puder representar o Brasil na WorldSkills”, afirma. Em Curitiba, Bruno Davila Gruner, de Jaraguá do Sul, competirá em Polimecânica. “A gente evolui bastante desde a última participação na etapa estadual [da Olimpíada do Conhecimento]. O último competidor conseguiu trazer equipamentos, experiências e compartilhou isso comigo. Ele me ajudou no treinamento. E como a pontuação dele chegou próxima das medalhas, a gente sabe que tem como conseguir o ouro”, afirma Gruner, confiante no resultado positivo.
Outros alunos do SENAI/SC farão as provas em outros Estados na próxima semana. De Joinville, Jackson Pereira Leite (em Tornearia CNC) e Rodrigo Keller (Fresagem CNC) irão a São José dos Campos–SP. De São José, Odair Perazza Junior participará em Eletrônica Industrial, em Fortaleza-CE. O estudante do SENAI de Lages Vagner Silva vai a Aracaju-SE, disputar em Desenho Assistido por Computador – CAD.
De 18 a 22 de julho, o estudante Frederico Rieck, de Joinville, disputou em Taguatinga-DF provas de confeitaria e obteve a sexta colocação. O mesmo desempenho foi registrado pelos jovens Lucas Baumgarten, Cleverton Siqueira e Bruna Franke, de São Bento do Sul, que participaram das seletivas para a ocupação manufatura integrada, em Curitiba-PR.
As seletivas à WorldSKills se iniciaram em 4 de julho e prosseguem até 12 de agosto. No total, Santa Catarina tem 40 competidores, dos quais 30 são do SENAI, que competem em 26 ocupações industriais. Eles querem carimbar o passaporte para Abu Dhabi, onde o evento reunirá 1,2 mil estudantes de mais de 70 países. Vencedor na classificação geral na edição de 2015, realizada em São Paulo, o Brasil vai ao evento para defender o título de campeão mundial de profissões.
Os competidores do SENAI/SC na próxima semana de 25 a 29 de julho.
Blumenau
Danielle Cristine Rodrigues, na ocupação de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos (prova em: João Pessoa – PB)
Matheus Henrique Seibt, em Sistema de Construção Dry Wall (prova em: Manaus – AM)
Criciúma
Maria Julia de Lima Dassoler, em Tecnologia da Moda (prova em: Blumenau – SC)
Jaraguá do Sul
Bruno Davila Gruner, em Polimecânica (prova em: Curitiba – PR)
Joinville
Jackson Pereira Leite, em Tornearia CNC (prova em: São José dos Campos – SP)
Rodrigo Keller, de Fresagem CNC (prova em: São José dos Campos – SP)
Lages
Vagner Silva, de Desenho Assistido por Computador – CAD (prova em: Aracajú – SE)
São José
Odair Perazza Junior – Eletrônica Industrial (prova em Fortaleza – CE)
Tubarão
Eric Cristhiano Marcelino da Silva, de Web Design (prova em: Macapá – AP)