Estudantes de Blumenau vencem desafio nacional com o projeto “Mundo Imundo”

Equipe Hécate, do colégio Sagrada Família de Blumenau
Equipe Hécate, do colégio Sagrada Família de Blumenau

 

A Multi – Inteligência Coletiva, uma startup de Campinas (SP), lançou um game de desafios que mobilizou estudantes de 13 estados a inovar suas cidades. No jogo “A Armadilha de Medeia”, que terminou na última sexta-feira (28/7/17), os adolescentes tornaram-se heróis para evitar catástrofes futuras.

Eles desenvolveram projetos inovadores que foram avaliados por especialistas do Brasil, EUA e Austrália. A equipe vencedora foi a Hécate, do Colégio Sagrada Família, de Blumenau, com o projeto “Mundo Imundo”.

Desafios do bem impulsionam talentos para a inovação e empreendedorismo

Em um jogo que combinou ficção com realidade, os estudantes precisaram unir conhecimentos para evitar catástrofes iminentes. Neste processo, fizeram novas amizades e compartilharam aprendizados para desenvolver um projeto.

Em uma série de desafios, os jovens precisaram colocar em prática competências relacionadas a empreendedorismo, inovação, pesquisa, trabalho em equipe, criatividade e resiliência. Na última etapa do jogo, as duas equipes de Blumenau, Hécate e The Zocupados (ambas do Sagrada Família), competiram com finalistas de Porto Velho (RO), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Sidrolândia (MS) e São Paulo (SP).

 

Hécate 

A proposta do projeto Hécate era resolver a falta de consciência urbana em relação a reciclagem e reduzir a quantidade de lixo. Confira na explicação dos participantes:

 

The Zocupados

Já a equipe The Zocupados, pensou em criar um projeto social de cooperação mútua, para as pessoas atingidas pelas catástrofes naturais, que une redes sociais e aplicativos. O objetivo é ajudá-las de forma rápida e dinâmica. Confira mais detalhes no vídeo:

 

 

Avaliação e Premiação dos Projetos

Os jurados que avaliaram os projetos são referências nacionais e internacionais em inovação, educação e meio ambiente. Entre eles estão Besaliel Botelho (Presidente da Bosch), Danilo Picucci (Coordenador do Google Campus), Allan Costa (Research no MIT Media Lab) e Guilherme Estêvão (Gerente de Relações Corporativas na FIAP).

As 3 equipes vencedoras ganharam cursos online de inovação e empreendedorismo da FIAP, da plataforma de cursos online Alura e da Fundação Estudar. A Action Now contribuiu com mochilas e skates. A equipe Hécate levou também o prêmio de R$ 1 mil da Multi para prosseguir na sua implementação.

“O legal desse projeto é que ele não ficará só no papel, a equipe vencedora terá o seu projeto realizado!”, afirmou  Gustavo Soares, de 15 anos, estudante do Colégio Sagrada Família.

“Nossa missão é lutar por um futuro de qualidade para jovens de todo o Brasil”, enfatiza o diretor criativo e executivo da Multi, Nilton Machado. Confira o projeto “Mundo Imundo”, os integrantes da equipe, e os outros projetos finalistas do game clicando aqui.