Quem estava acostumado com uma certa calmaria no trânsito por causa do recesso escolar já percebeu que tudo voltou ao normal nesta segunda-feira (29/07/24). Para muitos pais e mães que enfrentam dificuldades de onde deixar seus filhos e filhas durante esse período, ficaram mais aliviados.
As redes públicas de ensino retornaram às aulas para cumprir o segundo semestre do currículo escolar. Em Santa Catarina, há mais de 530 mil estudantes na Rede Estadual de Ensino. Durante as férias, a Secretaria de Estado da Educação (SED) promoveu a Semana Pedagógica, em conjunto com as Coordenadorias Regionais de Educação e as unidades escolares, com formações para os professores e demais profissionais da educação.
Este ano, elas ocorreram de maneira descentralizada, contemplando as diferentes realidades das 1.046 unidades catarinenses. A abertura do evento, realizada pela SED em uma transmissão online para os mais de 50 mil professores da Rede Estadual de Ensino, abordou o uso da inteligência artificial (IA) como uma ferramenta para o trabalho docente.
Em Blumenau, na rede municipal, os mais de 38,7 mil estudantes também retornaram às suas unidades nas 46 escolas e nos 81 Centros de Educação Infantil (CEI). O recesso iniciou no dia 15 de julho, quando também foram pausadas as atividades do Programa Paradesporto.
Os atendimentos retornaram hoje (29) nas três unidades de apoio: Centro Municipal de Educação Alternativa (Cemea) e Centros Municipais de Ampliação do Tempo e Espaço Pedagógico da Criança e Adolescente (Cematepca) I e II.