Estrutura em colapso: Prefeitura limpa área interditada da antiga Turbina em Gaspar

Laudo apontou risco de desmoronamento e recomendou demolição; mulher em situação de rua foi realocada e ambulantes deixaram o local.

Foto: Prefeitura de Gaspar

A Prefeitura de Gaspar deu início nesta sexta-feira (4/04/25) à limpeza do terreno onde funcionava a antiga Metalúrgica Turbina, na Rua Anfilóquio Nunes Pires, no bairro Figueira. A ação é coordenada pela Secretaria de Obras, com apoio da Superintendência de Defesa Civil e da Ditran.

O local foi interditado na semana passada após vistoria da Defesa Civil, que constatou o estado crítico da estrutura. De acordo com o laudo técnico elaborado recentemente, o galpão apresenta diversas patologias no concreto, provocadas pela ausência de cobertura e impermeabilização. Parte da estrutura já está em colapso, o que eleva o risco de desmoronamento e possíveis acidentes fatais. O relatório foi encaminhado ao Ministério Público com a recomendação de demolição do imóvel.

Ainda durante a semana, uma mulher em situação de rua que utilizava o prédio como abrigo foi encaminhada pela Secretaria de Assistência Social a uma nova moradia. Ambulantes que ocupavam o terreno também foram orientados a deixar o espaço.

Além da retirada de materiais, as equipes envolvidas trabalham para garantir que todo o entulho recolhido tenha a destinação correta.

Metalúrgica Turbina Ltda

Fundada em 27 de abril de 1972 por Erich Lübke, a Metalúrgica Turbina Ltda. se especializou na fabricação de turbinas hidráulicas e, posteriormente, ampliou sua atuação para o desenvolvimento de máquinas e equipamentos voltados principalmente ao setor madeireiro e moveleiro. A empresa, que teve sede em um parque industrial de mais de 6 mil m², destacou-se pela produção de prensas, transportadores, mesas roletadas e outros equipamentos industriais.

Foto: Prefeitura de Gaspar

 

 


Confira como está o Parque Vila Germânica na programação de Páscoa 2025