Chegou a Blumenau nesta semana a estrutura compacta que será instalada na Estação de Tratamento de Água (ETA) 4, localizada no Distrito da Vila Itoupava, no extremo norte da cidade.
O equipamento está posicionado no local onde irá funcionar, e agora começam os trabalhos para a sua instalação. Quando entrar em operação, ampliará a capacidade de tratamento de água para 15 litros por segundo, um acréscimo de 50% em relação à estrutura que opera atualmente.
O equipamento havia sido entregue no ano passado, mas foi devolvido à empresa contratada para fabricação devido ao não cumprimento dos requisitos técnicos de qualidade dos materiais utilizados. Agora, segundo a prefeitura, a equipe técnica aprovou, e tudo segue os padrões requisitados.
As equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau, juntamente com a empresa contratada, atuam agora na montagem das tubulações e obras civis. O objetivo é colocar em operação a ETA compacta e o sistema de tratamento de lodo, ambos integrantes do projeto. A conclusão das obras está prevista para o mês de agosto, com o investimento total de R$ 1,55 milhão.
A nova estrutura substituirá o sistema antigo da ETA 4. Com ela, será possível executar obras de modernização. A promessa do SAMAE é que evite a interrupção do tratamento de água quando o nível de turbidez do ribeirão Itoupava Rega aumentar devido a eventos climáticos.
A ETA 4 foi entregue à comunidade em 1995, com o objetivo de atender as famílias dos bairros Vila Itoupava e parte da Itoupava Central.
SEMANA NACIONAL DO USO CONSCIENTE DA ÁGUA
Por coincidência, a chegada aconteceu em meio à Semana Nacional do Uso Consciente da Água. Nesta sexta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, por meio da resolução A/RES/47/193. O principal objetivo dessa data é chamar a atenção para a importância da água doce e advogar pela gestão sustentável dos recursos hídricos do planeta.
Há décadas, Blumenau enfrenta problemas com o abastecimento de água no verão, em especial nas regiões mais altas do município. Do ano passado para cá, os comentários nas redes sociais do portal OBlumenauense aumentaram significativamente. Em alguns casos, moradores chegaram a ficar mais de uma semana sem abastecimento de água da rede.