Santa Catarina entra em estado de atenção em boa parte de suas bacias hidrográficas. Das 28 estações de telemetria monitoradas pela Rede Hidrometeorológica da Defesa Civil de Santa Catarina, apenas 12 apresentavam níveis normais de rios. Os demais 16 já enfrentam algum grau de estiagem, segundo os dados divulgados pelo Expagri/Ciram na manhã desta segunda-feira (19/05/25).
O cenário é mais grave em quatro localidades com status de emergência: Guatapara de Baixo, Poço Fundo, Rio do Pouso e Montante da Barragem de Concórdia. Outras cinco áreas estão em alerta (como Encruzilhada II, Itapiranga e Rio do Sul – Novo), e sete em atenção, como Jaraguá do Sul, Joaçaba, São João Batista e Tangará.
Mesmo com a estiagem predominando, 20 das 26 estações de monitoramento de chuva registraram precipitações nas últimas 24 horas. Os destaques foram Ituporanga, com 11,2 mm, e Tangará, com 9 mm. Esses volumes são relevantes para um único dia e ajudam a aliviar pontualmente o solo seco, mas ainda não representam um cenário de recuperação dos níveis dos rios nas bacias afetadas.
As áreas monitoradas abrangem regiões estratégicas do estado, como as bacias dos rios Itajaí-Açu, Canoas, Tubarão, Araranguá, Itapocu, Chapecó, Antas, Peixe e Tijucas, além dos complexos hidrológicos Jacutinga e Peperi-Guaçú. A abrangência da estiagem reforça que o problema é distribuído e multifatorial, exigindo atenção redobrada do poder público e da população.
A análise dos dados mostra que, embora as chuvas recentes tragam certo alívio, não há previsão de regularização imediata do regime hídrico. O Epagri/Ciram reforça a necessidade de acompanhar os próximos dias com atenção e adotar medidas de uso racional da água, especialmente em regiões já fragilizadas pela escassez.
<hr />
<hr />
<h3>Lançamento do Festival Gastronômico de Indaial 2025 | Sabores com Identidade Catarinense</h3>