Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen
Na noite desta terça-feira (31/10/17), foi a data de fundação do projeto Blumenau Gastronômico, que une 18 estabelecimentos de Blumenau. A proposta surgiu para aumentar o contato e a cooperação entre os diferentes empreendedores, reduzindo custos, aumentando a capacitação das equipes e dando melhor eficiência às operações.
No evento que aconteceu no espaço Terrace Concept, estavam presentes os empresários envolvidos no projeto, imprensa, o secretário de turismo, o presidente do Sindilojas, alguns vereadores e convidados. Após a apresentação do projeto, foi servido um coquetel com cervejas artesanais e espumantes.
Apesar do projeto ter sido lançado ontem, faz pelo menos seis meses que os empresários se encontram de forma informal em seus estabelecimentos. Para Nana Oliveira, vice-presidente da entidade, a primeira conquista, foi unir os 18 estabelecimentos, para juntos buscarem soluções comuns às necessidades do setor.
Aos poucos já começam a aparecer os frutos dessa união. Um deles foi a aproximação com a Vigilância Sanitária, órgão responsável pela fiscalização. No órgão, buscaram trocar mais informações sobre legislação, o que pode ser melhor adequado, novas tecnologias como máquinas de vácuo. Esses equipamentos já são usados, mas ainda precisam se adequar a legislação.
Outra iniciativa importante é a implantação da Central de Negócios, que aumentou a troca de informações entre os participantes; e que pretende aumentar o poder de negociação através de compras conjuntas junto aos fornecedores, reduzindo custos.
Está no projeto também, a criação de um aplicativo para celular e fortalecer o uso do selo que identifique os participantes do Blumenau Gastronômico. O layout foi apresentado ontem. “Queremos atrair não só o turista, mas principalmente o blumenauense, criando uma identidade como local de excelência para a gastronomia na cidade”, destacou Develon da Rocha, presidente da entidade.
Outra iniciativa foi uma negociação com a Stone Operadora de Cartões, para buscar melhores taxas operacionais. A startup foi criada em 2012, está em Blumenau há um ano e não trabalha com operações financeiras no varejo, mas é voltada para tecnologia. Na cidade já tem 600 clientes, 18% das empresas que trabalham com cartão, e faz cerca de R$ 14 milhões em transações, sem contar o voucher.
O presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo, Ricardo Stodieck; elogiou a iniciativa dos empresários. “Todos vocês já tem um grau de excelência em atendimento nos seus estabelecimentos e se desafiam a aprimorar cada vez mais. Nessa questão de busca de eficiência, não só no que servem, mas como compram, para melhorar a operação e buscar parcerias estratégicas; vocês começaram muito bem. Nesse ano a Stone entrou pela primeira vez na Oktoberfest. Nós desejamos que fiquem por muitos anos, porque melhoraram muito o serviço,” comentou Stodieck.
O secretário disse que o melhor termômetro de qualidade são os próprios blumenauenses. “Quem sobrevive no mercado de Blumenau está preparado para receber pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Nos nossos eventos (turismo), quem sempre avalia bem a gastronomia local é o turista, mas a avaliação do morador é a mais importante”.
As empresas que fazem parte do projeto Blumenau Gastronômico são a Benkendorf Kafee (Alameda Rio Branco), Bier Vila, Bonassoli, Cupcakes In Box, Di Parma Restaurante, Factory, Nana Hamburgueria Artesanal, Nabrasa Hamburgueria Gourmet, Nonna Conceta Ristorante, Plaza Hoteis, Senac, Sol Eventos e Zizi Bistrô.