Estabelecimentos se unem para criar o projeto Blumenau Gastronômico

 

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen

Na noite desta terça-feira (31/10/17), foi a data de fundação do projeto Blumenau Gastronômico, que une 18 estabelecimentos de Blumenau. A proposta surgiu para aumentar o contato e a cooperação entre os diferentes empreendedores, reduzindo custos, aumentando a capacitação das equipes e dando melhor eficiência às operações.

 

Develon da Rocha, presidente do Blumenau Gastronômico

 

No evento que aconteceu no espaço Terrace Concept, estavam presentes os empresários envolvidos no projeto, imprensa, o secretário de turismo, o presidente do Sindilojas, alguns vereadores e convidados. Após a apresentação do projeto, foi servido um coquetel com cervejas artesanais e espumantes.

 

Nana Oliveira, vice-presidente do Blumenau Gastronômico

 

Apesar do projeto ter sido lançado ontem, faz pelo menos seis meses que os empresários se encontram de forma informal em seus estabelecimentos. Para Nana Oliveira, vice-presidente da entidade, a primeira conquista, foi unir os 18 estabelecimentos, para juntos buscarem soluções comuns às necessidades do setor.

Aos poucos já começam a aparecer os frutos dessa união. Um deles foi a aproximação com a Vigilância Sanitária, órgão responsável pela fiscalização. No órgão, buscaram trocar mais informações sobre legislação, o que pode ser melhor adequado, novas tecnologias como máquinas de vácuo. Esses equipamentos já são usados, mas ainda precisam se adequar a legislação.

Outra iniciativa importante é a implantação da Central de Negócios, que aumentou a troca de informações entre os participantes; e que pretende aumentar o poder de negociação através de compras conjuntas junto aos fornecedores, reduzindo custos.

 

 

Está no projeto também, a criação de um aplicativo para celular e fortalecer o uso do selo que identifique os participantes do Blumenau Gastronômico. O layout foi apresentado ontem. “Queremos atrair não só o turista, mas principalmente o blumenauense, criando uma identidade como local de excelência para a gastronomia na cidade”, destacou Develon da Rocha, presidente da entidade.

 

 

Outra iniciativa foi uma negociação com a Stone Operadora de Cartões, para buscar melhores taxas operacionais. A startup foi criada em 2012, está em Blumenau há um ano e não trabalha com operações financeiras no varejo, mas é voltada para tecnologia. Na cidade já tem 600 clientes, 18% das empresas que trabalham com cartão, e faz cerca de R$ 14 milhões em transações, sem contar o voucher.

 

 

O presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo, Ricardo Stodieck; elogiou a iniciativa dos empresários. “Todos vocês já tem um grau de excelência em atendimento nos seus estabelecimentos e se desafiam a aprimorar cada vez mais. Nessa questão de busca de eficiência, não só no que servem, mas como compram, para melhorar a operação e buscar parcerias estratégicas; vocês começaram muito bem. Nesse ano a Stone entrou pela primeira vez na Oktoberfest. Nós desejamos que fiquem por muitos anos, porque melhoraram muito o serviço,” comentou Stodieck.

O secretário disse que o melhor termômetro de qualidade são os próprios blumenauenses. “Quem sobrevive no mercado de Blumenau está preparado para receber pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Nos nossos eventos (turismo), quem sempre avalia bem a gastronomia local é o turista, mas a avaliação do morador é a mais importante”.

As empresas que fazem parte do projeto Blumenau Gastronômico são a Benkendorf Kafee (Alameda Rio Branco), Bier Vila, Bonassoli, Cupcakes In Box, Di Parma Restaurante, Factory, Nana Hamburgueria Artesanal, Nabrasa Hamburgueria Gourmet, Nonna Conceta Ristorante, Plaza Hoteis, Senac, Sol Eventos e Zizi Bistrô.