Essa moeda foi considerada uma relíquia para o comandante da PM em Blumenau

O 10º Batalhão da Polícia Militar em Blumenau, localizado na Rua Almirante Tamandaré, bairro Vila Nova, está instalando um transformador para poder dar sustentabilidade à rede elétrica no local. Durante a colocação da fiação subterrânea nesta quinta-feira (4/10/18), o trabalhador Nivaldo Venâncio, encontrou uma moeda de Cr$ 10,00 (Dez cruzeiros).

 

 

Ela estava no meio de dejetos (asfalto, lajota e terra), enquanto Nivaldo cavava uma terceira camada, próximo ao Corpo da Guarda. Para o comandante, tenente-coronel Jefferson Schmidt, é uma relíquia.

 

 

“De acordo com o livro “10°BPM – Os primeiros vinte e cinco anos” escrito pelo Coronel Paulo Roberto Bornhofen; foi em 1982 que a Polícia Militar (ainda como 1ª Cia/1°BPM) se instalou definitivamente no atual endereço, depois de passar por outros.  Esse é o mesmo ano em que a moeda foi cunhada. De um lado está o mapa do Brasil, no outro o número 10, nomenclatura que o batalhão recebeu mais tarde”, chamou a atenção Schmidt. 

“Esta moeda tem a exata idade de nosso Quartel, pois ele fora concluído no mesmo ano em que foi cunhada. Por isso considero uma relíquia histórica para nosso batalhão. Achei este acontecimento muito simbólico para nosso Batalhão e o compartilho com muita alegria com todos! Um fato simples, um objeto sem valor material mas com um significado histórico enorme!”, finalizou o comandante.