Depois de ser selecionada entre 61 candidatos de todo o país e ficar entre os 10 melhores colocados, a especialista em trânsito, Márcia Pontes, foi uma das vencedoras do 1º Prêmio de Incentivo à Inovação, promovido pelo Detran de Goiás. Ela obteve o 3º lugar com o Curso de Curso de Formação Permanente à Distância e Presencial de Ensino e Aprendizagem Significativa e Preventiva da Direção Veicular para instrutores, examinadores e Centros de Formação de Condutores de Goiás.
Para os CFC’s o curso também inclui a formação para o Planejamento Estratégico Pedagógico com aplicação de ferramentas da qualidade para melhorias contínuas. Com isto, substitui-se o adestramento pelo ensino e aprendizagem significativa e preventiva da direção veicular com impacto direto na redução das reprovações nos exames de direção. Para os CFC’s, o diferencial pedagógico os consolidará como ambientes de aprendizagens significativas, menos custo com manutenção da frota e melhor posicionamento perante a sociedade com acompanhamento de planilhas específicas. A defesa dos trabalhos e a premiação foram realizadas no auditório da sede administrativa do Detran de Goiás, na cidade de Goiânia, no último dia 17 de abril.
O primeiro colocado foi o trabalho dos pesquisadores do pupilômetro, que acusa a alcoolemia do condutor pela dilatação da pupila. A ideia é que um óculos especial substitua ou junte-se ao etilômetro (bafômetro) para a fiscalização da embriaguez ao volante. O segundo colocado desenvolveu o aplicativo Woole, para ciclistas, informando e permitindo a interação na localização de áreas planas e inclinadas para pedalar, dentre outras funcionalidades. O 4º lugar ficou com o Programa Amiguinho do Trânsito, com tendências a se transformar em um aplicativo para telefone celular.
Formação significativa e preventiva de condutores
O trabalho de Márcia Pontes é focado na formação de condutores, tema que estuda, pesquisa, desenvolve e documenta desde 2008, quando lançou nas redes sociais de diferentes plataformas o Programa EPTon (Educação para o Trânsito online), ainda na época do Orkut. Desta iniciativa foram lançados dois blogs voltados para o ensino e a aprendizagem significativa e preventiva da direção veicular, páginas no MSN, Facebook, YouTube e Whatsapp, a publicação de três livros e um intercâmbio com profissionais ligados ao sistema de formação de condutores na Suiça, Itália e Portugal, além de outras premiações pelo estudo do mesmo tema. O foco: evitar acidentes entre os recém-habilitados por meio da substituição do adestramento (movimentos repetitivos que o aluno faz para dirigir sem compreender a execução e as consequências) pelo ensino e aprendizagem significativa e preventiva da direção veicular.
Trata-se de formação permanente com oficinas pedagógicas presenciais e cadernos pedagógicos em que os instrutores, Centros de Formação de Instrutores, Centros de Formação de Condutores e Centros de Treinamento de Habilitados aprendem técnicas pedagógicas inovadoras, exercícios e treinos mentais, emocionais e práticos para aplicarem com os alunos para inovar no método de ensinar e de aprender a dirigir no país.
Há cadernos específicos com exercícios para que quem ensina a dirigir saiba lidar com o medo de dirigir dos alunos, com as crises de Síndrome do Pânico e como valorizar os sentidos e a coordenação motora. “O carro tem que comer na mão do aluno primeiro, depois ele sai dirigindo em linha reta e apertando os pedais”, explica Márcia. “Muitas pessoas pensam que têm medo de dirigir e outras fobias, quando, na verdade, estão executando os fundamentos para dirigir de forma equivocada, não têm controle do veículo, e é lógico que isso vai causar medo, pavor e até acidentes”, complementa Márcia Pontes. Há também uma série de instrumentos inéditos de monitoramento do desenvolvimento dos alunos e da prática dos instrutores e examinadores.
Outra situação que será mudada com a formação permanente de quem ensina a dirigir é ver o aluno errando e fazer vistas grossas. “É claro que o aluno que ainda não domina pedais, volante, que não desenvolve a coordenação motora e a noção de espaço irá reprovar numa manobra de baliza, por exemplo, que exige a execução e o domínio de todos esses fundamentos muito bem executados. Não adianta dizer que a causa de tudo é só o nervosismo do aluno. Quando o ensino e a aprendizagem fazem sentido o aluno constrói a autonomia e aprende”, afirma Márcia Pontes.
Incentivo financeiro
Além da premiação em dinheiro conforme as colocações dos vencedores no concurso, o Detran de Góias em parceria com a Universidade Estadual de Goiânia darão todo o suporte e, inclusive, incentivo financeiro para que os vencedores desenvolvam as suas ideias inovadoras e as transformem em negócios com valor de mercado. Para o Detran e para a sociedade. A próxima etapa é começar a desenvolver as ideias e colocá-las em prática em prol do trânsito seguro.
Márcia Pontes explica que a parceria com a Universidade Estadual de Goiânia permitirá gerar conhecimento e produção científica sobre o processo de formação de condutores no Brasil, o que quase não existe. “Nunca o processo de formação de condutores no país foi tratado com tanta seriedade a partir deste trabalho que introduz no Brasil um método autoral, exclusivo, fundamentado cientificamente e que vem sendo exaustivamente pesquisado, testado e documentado desde 2008. A história do ensinar e aprender a dirigir começa a ser reescrita deste ponto em diante e começará pelo estado de Goiás, pelo Detran de Goiás, por meio dos demais envolvidos neste Prêmio de Inovação”, afirma Márcia Pontes.
Outros prêmios conquistados por Márcia Pontes
- Prêmio Denatran 2013
- Prêmio Fenabrave 2014 – Categoria Melhor Campanha com o Maio Amarelo em Santa Catarina
- Prêmio Fenabrave 2014 – Categoria Melhor Trabalho Científico
- Prêmio Incentivo à Inovação Detran Goiás – 2017