Por Nane Pereira
Na infância, ela cresceu acompanhando o pai nos afazeres da tipografia, em uma gráfica da família. Dali, a menina contemplativa foi despertando o interesse pelo papel, pela tinta, pela mágica das palavras que nascem pelas mãos. Na adolescência, encontrou-se com a poesia, desbravou a literatura, encantando-se com as letras de músicas, e, em meio a tantas inspirações, decidiu libertar a arte que brotava do seu coração.
Da intuição-inspiração-observação floresceram textos, blog, livro número um e agora livro número dois. O vento e o tempo são cúmplices do amor da mulher pela palavra-emoção, muitas vezes, adormecida nos corações dos anciões, dos transeuntes, que a poeta encontra pelo caminho.
No dia 10 de novembro, a menina-mulher Cláudia Iara Vetter lança a obra “Desata Nós”, segundo livro de poemas da artista. O evento ocorre no Cafundó Bar Cultural, em Blumenau, a partir das 20h30min, e conta com show de Leo Maier Trio e discotecagem vinil com DJ Rafael Barros. A entrada é gratuita e aberta ao público. O livro Desata Nós é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau e será distribuído gratuitamente ao público presente.
O projeto, segunda a artista, surgiu da vontade de publicar mais uma obra de poesias autorais, dando continuidade aos caminhos que cultivou artisticamente, após o lançamento do primeiro livro, O Retrato da Nudez Eólica. “A projeção do primeiro trabalho abriu muitas perspectivas de atuação artística, parcerias, e principalmente, trouxe ainda mais inspiração para continuar a produção literária” explica Cláudia. “O Desata Nós é uma metáfora e uma reflexão à trama vida em que estamos imersos. Nos enlaces das relações, pessoas e sentimentos. Expondo fortalezas e sutilezas que nos atam e desatam a cada nascer e morrer dos dias”, complementa. “Penso que a poesia surgiu na minha vida antes de eu escrever poemas. Eu a enxergo como um exercício sensível, uma captação de sentidos invisíveis, que estão presentes em muitos lugares da vida”, filosofa a artista.
Cláudia diz que a produção da nova obra iniciou em 2011. “De lá para cá os textos foram sendo selecionados para compor o livro, o conceito gráfico ficou mais amadurecido, assim como o planejamento de estratégias e de recursos para lançá-lo”. A ilustração do Desata Nós é assinada pelo artista Nestor Jr., o prefácio pelo escritor Marcelo Labes, a revisão de texto por Vinicius Coelho, o texto da contracapa é do escritor, dramaturgo e letrista Gregory Haertel, e o design gráfico e a diagramação da obra, por Tiago Imme.
“Os convidados foram escolhidos pela qualidade do serviço que realizam, pelo afeto e amizade que tenho com os mesmos, e, principalmente, pelo desejo de enriquecer a obra com seus talentos, valorizando a produção cultural de nossa região, que é diversa, consistente e repleta de possibilidades maravilhosas. Esperamos que o público goste”, comenta.
Nos dias 21 de novembro e 10 de dezembro, a escritora irá participar de roda de conversa na Universidade Regional de Blumenau (FURB), às 19h, e na Feirinha da Servidão, Centro de Blumenau, às 15h, respectivamente.
A poeta Cláudia Iara Vetter nasceu em Blumenau, Santa Catarina, em agosto de 1990. Lançou o primeiro livro O Retrato da Nudez Eólica pela editora CBJE/RJ, em 2009, e pela Liquidificador Produtos Culturais/SC, em 2011. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/linhaepoesia ou www.instagram.com/claudiaravetter
Lançamento do livro “Desata Nós”, de Cláudia Iara Vetter
Data: 10/11/17, às 20h30min, show com Leo Maier Trio e discotecagem vinil com DJ Rafael Barros
No Cafundó Bar Cultural (Rua Pastor Oswaldo Hesse, 388, Ribeirão Fresco)
A obra será distribuída gratuitamente para o público presente
Entrada gratuita e aberta à comunidade
RODA DE CONVERSA
Dia 21 de novembro, às 19h, na Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Dia 10 de dezembro, às 15h, na Feirinha da Servidão, Centro de Blumenau
Gratuita e aberta ao público.