Escolas de Blumenau receberão jogo de combate ao mosquito Aedes

Jogo-Mosquito-Dengue_05

 

Nesta terça-feira (16/8/16), o jogo Agente Mirim no Combate ao Mosquito Aedes começa a ser disponibilizado nos computadores das escolas municipais, para que as crianças possam aprender brincando como evitar a proliferação do inseto. A primeira escola a receber a animação será a EBM Machado de Assis, que atende cerca de 1.500 alunos, numa cerimônia marcada para as 10h.

 

Jogo-Mosquito-Dengue_01

 

Nos próximos meses, estudantes das outras 49 escolas do município também terão acesso ao jogo. A intenção de disponibilizar a ferramenta é trabalhar com as crianças a prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito, que são dengue, zika e chikungunya.

 

 

O jogo foi adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e disponibilizado aos alunos da rede de ensino municipal como mais uma maneira de evitar que as doenças transmitidas pelo aedes aegypti se multipliquem em Blumenau.

“Esta é uma ferramenta importante e interativa para a saúde do município e que além de atrair a atenção das crianças, também torna elas importantes divulgadoras de informação”, afirma a secretária de saúde, Maria Regina de Souza Soar.

No combate aos criadouros, as medidas de prevenção envolvem procurar e eliminar possíveis focos de mosquito, que podem estar em caixas d’água, galões e tonéis descobertos; ou ainda em vasos de plantas, calhas, garrafas, lixo e bandejas de ar-condicionado com água acumulada. Tudo isso ilustrado no jogo que será lançado.

Hoje as crianças necessitam de metodologias que sejam prazerosas e significativas no aprendizado, e o jogo é algo que elas vivenciam no seu dia a dia. Assim, poderemos trabalhar a prevenção de maneira lúdica e interativa”, ponderou a secretária de educação, Patrícia Lueders.

Especialistas alertam que com o frio a presença do Aedes pode até diminuir, mas ele não desaparece de vez. Isso ocorre devido a uma redução no volume de chuvas e das temperaturas, o que torna o clima desfavorável para a reprodução do mosquito transmissor das doenças. Durante os meses de calor incide o maior número de registros de focos do aedes e de pessoas infectadas.

Em maio foi disponibilizado aos estudantes da rede municipal de Brusque, cidade onde o projeto foi desenvolvido pela empresa Moop Games. Quem quiser conhecer o aplicativo, pode baixá-lo e acessá-lo através do sistema Android clicando aqui.  Veja o vídeo demonstrativo do aplicativo.

 

 

O mosquito na cidade

Em Blumenau a equipe de agentes do Programa de Combate a Dengue vistoria mensalmente as mais de 1.300 armadilhas espalhadas pela cidade, além dos atuais 43 focos do inseto, todos monitorados e controlados. Também foram atendidas pela equipe da Vigilância, em 2016, mais de 800 denúncias de focos do mosquito, recebidas via ouvidoria, que é o canal para que a população faça a denúncia de possíveis focos. Em 2014, Blumenau registrou 21 focos do inseto, e em 2015 foram 57.

Atualmente o registro das doenças transmitidas pelo mosquito é de 29 casos positivos, sendo 19 de dengue, sete de chikungunya e três de zika. Ao todo, em 2016, foram 241 notificações das doenças, todas adquiridas fora do município, já que os infectados viajaram para cidades onde a proliferação é maior.

Com informações de Marília Prado, SECOM / Blumenau

 


Jogo-Mosquito-Dengue_03

Jogo-Mosquito-Dengue_04