Por Sabini Roncaglio
Em alusão ao Dia Mundial da Água (22/3), a BRK Ambiental receberá duas turmas do Colégio Excelsior no Programa Portas Abertas, que literalmente abre as portas da empresa para que os visitantes conheçam e compreendam todo o processo do esgotamento sanitário da cidade.
Em quase oito anos de atuação em Blumenau, houve um salto na cobertura da coleta e do tratamento de esgoto, de 4,8% para 42%. Isso representa cerca de 19 milhões de litros de esgoto, o que equivale a sete piscinas olímpicas cheias, que deixaram de ser despejados no Rio Itajaí-Açu. Em 2010, era depositado praticamente o dobro, 40 milhões.
Além da comunidade escolar, entidades de classe e comunidade em geral estão convidados a agendar uma visita pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bairro Fortaleza. Mensalmente, uma média de 250 pessoas visitam a estrutura, preparada para mostrar todo o caminho dos resíduos, das residências até o retorno ao Rio. Desde 2013, quando o programa foi lançado, mais de 8 mil pessoas já conheceram de perto o sistema.
Uma maquete em tamanho real está montada no pátio da empresa, onde o visitante pode ter uma ideia das tubulações domésticas interligadas ao sistema que coletam o esgoto e o levam até às estações de tratamento. Em seguida, é possível conhecer por onde chegam os resíduos, o lixo que é jogado na rede e o tratamento.
As visitas podem ser agendadas pelo telefone 3036-8988.