O Seterb marcará presença na 10ª edição do Festival Brasileiro da Cerveja para alertar o público de que álcool e direção não combinam. Durante os quatro dias do evento, a Escola Pública de Trânsito estará no local com bafômetro educativo, que aponta se a pessoa está apta a dirigir ou não, e com os óculos que simulam o estado de embriaguez.
Novidade apresentada na última Oktoberfest, os óculos são utilizados em ações educativas da autarquia e em eventos cervejeiros realizados no Parque Vila Germânica. São cinco tipos de óculos: baixo, noturno, embriaguez com distúrbios, crepúsculo e grave. Para participar da simulação, a pessoa passa pelo teste do bafômetro para verificar o nível de teor alcoólico.
O óculos modelo baixo simula o efeito de quem teve o nível entre 0,2 e 0,4 mg/l no teste; o óculos embriaguez com distúrbios é indicado para quem teve entre 0,4 e 0,6 mg/l; e o grave para resultados entre 0,6 e 0,8 mg/l. O óculos tipo noturno simula a falta de iluminação no ambiente e o crepúsculo, o excesso de luz.
Segundo o diretor de Trânsito do Seterb, Felipe Bueno, o objetivo da iniciativa é despertar no público a reflexão sobre o perigo de dirigir alcoolizado e as graves consequências que isso pode gerar. “Queremos alertar as pessoas para que busquem alternativa de transporte quando ocorre o consumo de bebida alcoólica, pois não só evita acidentes como preserva vidas”, afirma.
Por Juliana Damian Silva, do Seterb